Início Ação Social Semana de Luta da Pessoa com Deficiência discute a lei da inclusão

Semana de Luta da Pessoa com Deficiência discute a lei da inclusão

No Dia da Beleza, dezenas de pessoas puderam cortar o cabelo, fazer maquiagem e se divertir com as pinturas de pele feitas com tintas apropriadas
No Dia da Beleza, dezenas de pessoas puderam cortar o cabelo, fazer maquiagem e se divertir com as pinturas de pele feitas com tintas apropriadas

A nova lei da inclusão, que passou a vigorar neste ano em todo o Brasil, foi o principal assunto discutido nos eventos que comemoram a 7ª Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Paulínia, organizada pelo CMDPD (Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência).

Entre os direitos garantidos pela nova lei, está a oferta sem custo de profissionais de apoio escolar em instituições privadas; a acessibilidade para pessoas com deficiência em 10% da frota de táxis; o auxílio-inclusão, de renda complementar ao trabalhador com deficiência, entre outros benefícios.

Uma das palestras que abordou o tema foi a da presidente do Conselho Regional da FEAPAES-SP (Federação das Apaes do Estado de São Paulo), Fátima Godoy. Ela se encontrou com diversas pessoas portadoras de deficiência na Sala de Imprensa do Paço de Paulínia para falar sobre o assunto.

De acordo com números do Censo do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) de 2010, Paulínia tem cerca de 5.000 pessoas com algum tipo de deficiência (visual, motora, auditiva e menta/intelectual) grave ou total. Atualmente, o município tem aproximadamente 100 mil habitantes.

Por causa disso, Paulínia é uma das cidades da região mais bem preparadas para garantir o direito de ir e vir da pessoa com deficiência. A frota de ônibus coletivo é adaptada para receber essas pessoas e toda a avenida José Paulino, no centro, conta com equipamentos de acessibilidade, como rampas.

Além disso, todos os prédios novos e reformados já contam a acessibilidade (rampas, corrimão, piso tátil). A Secretaria de Promoção e Desenvolvimento Social informou que essa é uma das prioridades do município, de forma a acolher todos os cidadãos com seus direitos.

 

BEAUTY DAY

Dentro das comemorações da 7ª Semana Municipal de Luta da Pessoa com Deficiência de Paulínia, o CMDPD também organizou o “Beauty Day” (Dia da Beleza, em inglês). Dezenas de pessoas puderam cortar o cabelo, fazer maquiagem e se divertir com as pinturas de pele feitas com tintas apropriadas.

A Semana termina com uma caminhada nesta sexta, dia 23, às 8h30. O ponto de partida será na avenida José Paulino (esquina da Associação Esportiva Paulinense – AEP). Os participantes seguirão até o Parque Zeca Malavazzi, onde terão Aulão de Zumba e atividades recreativas.

Artigo anteriorBraskem investe mais de R$ 7 milhões para melhorar produção de Plástico Verde
Próximo artigoSemana Nacional de Trânsito tem palestras e blitzes educativas em Paulínia