Início Paulínia Contra a Aids: Paulínia faz mutirão para testes rápidos de HIV e...

Contra a Aids: Paulínia faz mutirão para testes rápidos de HIV e sífilis

Todas as UBSs de Paulínia receberam os Kits e participaram do mutirão
Todas as UBSs de Paulínia receberam os Kits e participaram do mutirão

Ação da Secretaria de Saúde aconteceu durante a semana em todas as UBSs da cidade

A Secretaria de Saúde de Paulínia realizou de 28 a 1º de dezembro um mutirão de prevenção e detecção da HIV e Sífilis. Os testes rápidos foram aplicados em todas as Unidades Básicas de Saúde do município.

A ação integra a campanha “Fique Sabendo”, do Ministério da Saúde, para a Semana de Luta contra a Aids. Dia 1º de dezembro é o dia mundial de combate ao vírus.
Enfermeiros e responsáveis pelos exames laboratoriais no município foram todos treinados e ao todo, 65 profissionais foram capacitados pela Prefeitura de Paulínia para participarem do mutirão.
O teste rápido é simples e em 15 minutos o paciente tem o resultado. Em caso de detecção da doença, os profissionais já iniciam todo o protocolo de atendimento especializado. “O teste consiste em um furo no dedo para coletar a gota de sangue. É tudo sigiloso e confidencial”, disse Marta Aguirre Brant de Carvalho, responsável pelo serviço.
O teste rápido é importante para a detecção precoce das doenças, o tratamento imediato e a prevenção de contaminação a outras pessoas, principalmente gestantes.
No ano passado, o Brasil registrou 40 mil novos casos de HIV –ou um brasileiro infectado a cada 15 minutos. Os casos de HIV e sífilis registraram aumento entre os jovens.

Artigo anteriorNovo sistema online agiliza atendimento em Paulínia
Próximo artigoRua São Bento tem intervenções nos horários de pico