Início Cultura Kinoplex estreia ‘Sessão Azul’ para crianças com autismo

Kinoplex estreia ‘Sessão Azul’ para crianças com autismo

Sessão permanecerá com as luzes acesas e o volume mais baixo para o conforto das crianças com distúrbios sensoriais

Sala de cinema fica com luzes acesas e som mais baixo durante o filme. Projeto inédito em Campinas tem primeira sessão dia 29 de abril

No mês de conscientização do Transtorno do Espectro do Autismo (TEA), através do Kinoplex, o Parque D. Pedro Shopping recebe pela primeira vez em Campinas o projeto Sessão Azul. A proposta é a realização de sessões de cinema adaptadas para crianças com distúrbios sensoriais e suas famílias. Durante toda a exibição do filme, a sala ficará com as luzes acesas, som mais baixo e as crianças poderão interagir à vontade.
O projeto, em parceria com o CapaciTEAutismo e Kinoplex, tem estreia marcada para o dia 29 de abril, às 10h30. Na Sessão Azul será cobrada meia-entrada, o filme em temática infantil, dublado, 2D e sempre escolhido através de enquete on-line nas redes sociais (pelo menos duas opções de filmes).
“Entre os compromissos do Parque D. Pedro Shopping está o de oferecer lazer e entretenimento para toda a comunidade. Com o projeto Sessão Azul, as crianças com distúrbios sensoriais e seus familiares também poderão desfrutar de bons momentos juntos, onde eles se sentirão à vontade. Temos certeza que o projeto será um sucesso”, diz Guilherme Marini, superintendente do Parque D. Shopping.
De acordo com os fundadores do CapaciTEAutismo, a proposta também funciona como uma extensão ao trabalho terapêutico para as crianças na adaptação ao cinema e auxilia os pais sobre como lidar com as dificuldades da criança em um novo ambiente, permitindo que auxiliem diretamente nessa ambientação.  Para isso, durante as sessões, que são abertas ao público incentivando a inclusão sociocultural, eles contarão com o auxílio de profissionais devidamente capacitados.
“Decidimos iniciar a realização destas sessões após observarmos vários casos em que as famílias de pessoas com o Transtorno do Espectro do Autismo muitas vezes deixavam de ter um convívio social maior por receio ou em, alguns casos, até vergonha da reação do autista. Além disso, identificamos que existem poucas opções de entretenimentos especializados voltados para estas famílias no Brasil”, afirma a psicóloga Carolina Salviano, uma das idealizadoras do projeto, que hoje reúne não só crianças com TEA, mas também Síndrome de Down e X-Frágil, por exemplo.

 

Serviço

Sessão Azul – Kinoplex Parque Dom Pedro Shopping
Dia 29 de abril, às 10h30
Ingresso: meia-entrada
Informações: www.sessaoazul.com.br

Artigo anteriorRed Balloon Paulínia leva alunos para acampamento bilíngue
Próximo artigoWecycle da Braskem desenvolve soluções com plástico reciclado