Posted junho 13, 2017 by equipetribuna in Destaques
 
 

Anglo Atualidades explora temas atuais para preparar vestibulandos

Cerca de 150 alunos participaram da edição de maio do Anglo Atualidades, que abordou o tema “Depressão”

Alunos do Anglo Paulínia contam com aulas extras e especiais sobre assuntos que podem ser cobrados nos grandes vestibulares

Destinado aos estudantes da 3ª série do Ensino Médio e Pré-Vestibular, o projeto Anglo Atualidades visa ser mais um dos aliados dos alunos vestibulandos do Anglo Paulínia, já que tem como objetivo promover encontros mensais para debater assuntos de diversas áreas, tanto no âmbito nacional quanto internacional, que poderão ser cobrados nos grandes vestibulares.
O projeto consiste em reunir uma equipe de professores para explanar sobre temas que estão em evidência no Brasil e/ou no mundo. Só neste ano já foram explorados assuntos como a guerra da Síria, a Lei da Terceirização e a Reforma da Previdência, além da Depressão, escolhida como a doença de 2017 pela OMS (Organização Mundial da Saúde).
Cada professor aborda um aspecto diferente de cada tema, tratando assim, de maneira global, toda a temática do conteúdo. Os estudantes costumam chegar com antecedência para garantir os melhores lugares na sala. Atentos, eles buscam reter ao máximo todas as informações transmitidas pelos docentes.
O aluno do Pré-Vestibular, Alexandre da Costa Pires, conta o que achou do encontro sobre a guerra da Síria, no qual foi exibido o documentário “White Helmets”. “É um tema tenso e o documentário é forte. Ficamos impactados com o que vimos. Os professores mostraram as características históricas, geográficas e sociológicas do conflito e pudemos estudar o tema de diversos aspectos diferentes. O material entregue também foi importante, gostei muito”, concluiu.

Depressão
Em sua última edição, realizada no fim do mês de maio, o Anglo Atualidades reuniu cerca de 150 alunos para acompanhar as explanações sobre o tema Depressão. Os professores aproveitaram o encontro para comentar sobre maio ser o mês de combate ao suicídio, que é um dos desdobramentos da Depressão. Eles também falaram sobre a minissérie 13 Reasons Why (que explora o tema suicídio e buillying) e o desafio da baleia azul (jogo virtual que incita o suicídio), ambos em evidência nas redes sociais.
“As redes sociais podem ser uma ferramenta benéfica nos casos de depressão, mas também podem provocar o contrário. Os crescentes casos de suicídio entre os adolescentes pode ser um bom motivo para o tema ser cobrado nos vestibulares”, disse a professora Michella Vitoriano, que deu dicas aos alunos de como desenvolver uma redação nessa linha.
A visão sociológica da doença também foi abordada, assim como o histórico da Depressão na Literatura e o lado biológico da enfermidade.
O tema do projeto desse mês será “A corrupção humana e o sistema prisional brasileiro”.

. . .




equipetribuna