Posted agosto 12, 2017 by Tribuna Paulínia in Paulínia
 
 

Com Corpus, Indaiatuba lidera ranking de qualidade de vida; Paulínia está em 10º

Além dos caminhões, a empresa também adquiriu um furgão elétrico que começou a atuar na coleta de resíduos da área de saúde

Pesquisa da Firjan mostra que Indaiatuba é a melhor opção para moradia do Brasil

A cidade de Indaiatuba ficou em primeiro lugar no ranking das melhores cidades do Brasil para se viver. Outros quatro municípios da região de Campinas também estão na lista entre os dez melhores – Itatiba na 3º colocação, Amparo em 4º lugar, Louveira na 8ª posição, e Paulínia na 10ª.
A pesquisa foi feita pela Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), baseada exclusivamente em estatísticas públicas oficiais, disponibilizadas pelos ministérios do Trabalho, Educação e Saúde.
Indaiatuba estava na relação estadual das dez cidades com melhor condição de vida desde 2009, e conquistou, de forma inédita, a primeira colocação com índice de 0,9486.
A Corpus Saneamento e Obras contribuiu para este feito. A empresa é responsável pela limpeza urbana e coleta de lixo da cidade, onde possui um aterro sanitário.
Em toda a RMC – Região Metropolitana de Campinas, Indaiatuba é exemplo na limpeza e conservação, o que agrada moradores e visitantes. “Eu não troco minha cidade por nada. Aqui tem qualidade de vida, é tudo limpo, você não vê entulho acumulado nas ruas, as pracinhas sempre com a grama cortada. Meus filhos adoram”, orgulha-se a doméstica Maria José Antunes, moradora do bairro Altos da Bela Vista.

Caminhão elétrico: tecnologia a serviço do meio ambiente

Pioneirismo é a marca da Corpus Saneamento e Obras. A empresa é a primeira do mundo a utilizar caminhão 100% elétrico para a coleta de resíduos de produção em massa.
O veículo, produzido pela empresa chinesa BYD, deixa de emitir por mês 14 toneladas de dióxido de carbono (CO2), gás responsável pelo efeito estufa. Os benefícios ao meio ambiente podem ser conferidos ainda na diminuição da poluição sonora, pois o caminhão é silencioso, quase não emite ruído.
A empresa também adquiriu um furgão elétrico, que já neste mês de agosto começa a atuar na coleta de resíduos da área de saúde. Com os investimentos a Corpus pretende implantar um ciclo sustentável onde, no futuro, abastecerá os veículos com outra fonte de energia ecológica, o gás metano liberado na decomposição do lixo dos aterros sanitários.

Convite ao prefeito de São Paulo
Recentemente, o prefeito de São Paulo, João Dória, esteve na China para conhecer a fábrica da empresa BYD, especializada em veículos elétricos. Dessa forma, a Corpus fez um convite ao prefeito para que conhecesse a tecnologia sustentável já em funcionamento aqui mesmo no Brasil, através de seus caminhões de coleta de lixo 100% elétricos.
O convite foi postado nas redes sociais: “Prefeito João Doria, nós da Corpus compartilhamos do mesmo espírito inovador do senhor. Buscando sempre estar à frente das novas tendências do mercado, já possuímos veículos da BYD Brasil 100% elétricos em operação nos nossos contratos de coleta de resíduos domiciliares e de saúde, no interior do Estado.
Em nome do nosso Presidente, gostaríamos de convidá-lo para conhecer de perto os nossos equipamentos. Estamos ao seu lado, bem mais perto que a China!
Atuamos em São Paulo através do consórcio SOMA, com serviço de varrição, e ressaltamos o orgulho de trabalhar com uma gestão comprometida com o desenvolvimento sustentável. #VemDoria #CaminhãoElétrico #FurgãoElétrico”.
A visita do prefeito ainda não foi agendada, mas a Corpus continua pioneira no uso dessa tecnologia em seus caminhões e furgão utilizados para a limpeza pública dos municípios onde atua.

Sobre a Corpus
O Grupo Corpus atende todo o território nacional há mais de 30 anos e possui expertise nos segmentos de coleta, transporte e destinação de resíduos domiciliares a perigosos, gerenciamento total de resíduos, compostagem e produção de fertilizante orgânico, manutenção de áreas verdes, limpeza predial, manutenção e limpeza de vias públicas, manutenção de rodovias, além de implantação e gerenciamento de aterros sanitários.
Reconhecida pelo pioneirismo e inovação, foi a primeira empresa na América Latina a implantar o sistema de coleta subterrânea – Meclix, e a primeira do mundo a colocar em operação um caminhão de coleta de lixo 100% elétrico, de produção em massa. Além disso, o fundador da empresa, Cineas Feijó Valente, foi o responsável por projetar e implantar o primeiro aterro sanitário do país.
Atua há mais de dez anos na prestação de serviços em aeroportos, realizando a gestão global dos resíduos. Atualmente, além da gestão de resíduos, realiza manutenção de áreas verdes e limpeza predial.

. . .




Tribuna Paulínia