Início Empresarial Simulado reúne mais de 500 pessoas

Simulado reúne mais de 500 pessoas

Ação aconteceu na Galvani e contou com a participação de mais de 500 pessoas, entre funcionários da empresa e profissionais de combate

Com a participação efetiva de praticamente todo contingente de Paulínia e também com reforço de profissionais da Região Metropolitana de Campinas, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria de Defesa Civil em parceria com a empresa Galvani Indústria, Comércio e Serviços, realizou na manhã de quarta-feira, 20, o 4º Simulado Regional de Assistência e Ajuda Humanitária da Defesa Civil e o Simulado de Produto Perigoso, no Complexo Industrial de Paulínia.
A ação teve o objetivo de avaliar o sistema e a capacidade de tempo de resposta no caso de ocorrência de desastres no município de Paulínia. Entre profissionais e funcionários da empresa, a Defesa Civil estima que aproximadamente 500 pessoas participaram do simulado.
Durante o exercício houve no primeiro momento a simulação de rompimento da válvula do tanque de amônia, em seguida foram acionadas as equipes de segurança interna da empresa e todos os órgãos do sistema de Emergência: Bombeiros, Resgate 192, Exército, Guarda Municipal, Polícia Militar, Secretária de Transporte, Saúde e o PAM (Plano de Auxílio Mútuo).
Na segunda etapa iniciou-se a remoção dos funcionários para um abrigo que foi montado para emergência como medida preventiva. Após a evacuação os funcionários passaram pelo posto de comando, e em seguida encaminhados para o abrigo onde foi realizada uma triagem de identificação da gravidade das vítimas. De forma real todo o treinamento seguiu com atendimentos para as pessoas feridas e atendimento médico.
Após a chegada de carros de emergência (Corpo de Bombeiros, SAMU, entre outros), foi iniciado o fechamento de algumas ruas do bairro para simulação da evacuação de pessoas, montagem de abrigo e postos de comando. Os Bombeiros e a Defesa Civil entraram em cena, para socorrer vítimas e tomar os procedimentos necessários.
Na avaliação do gerente da Galvani, Carlos Marlier, uma ação preventiva como essa reforça o compromisso da empresa com a comunidade e com a segurança. “Dentro do nosso processo produtivo esses são os principais aspectos. Nosso envolvimento com a comunidade, parceiros e o meio ambiente aqui da nossa região”.
Participaram da simulação o Sistema Municipal de Proteção e Defesa Civil de Paulínia, Estado de São Paulo e demais cidades da região, Galvani Indústria, Comércio e Serviços, Corpo de Bombeiros Guarda Municipal, Polícia Militar e as Secretárias da Saúde, Esportes, Transporte, Habitação, Segurança Promoção Social, Gabinete do Prefeito.