Início Empresarial Com inovação, Braskem economiza milhares de litros de água em Paulínia

Com inovação, Braskem economiza milhares de litros de água em Paulínia

Em média, entre 7 e 20 litros de água potável são desperdiçados no ralo ao acionar o botão de uma descarga. A inovação implementada pela Braskem reduz este consumo a zero

Instalação do equipamento Piipee em banheiros é mais uma iniciativa para a redução do consumo de água na unidade industrial na região

Preocupada com a adoção de práticas sustentáveis em suas operações e unidades, a Braskem passou a utilizar, desde setembro, uma nova tecnologia na unidade de Paulínia capaz de reduzir o consumo de água em milhares de litros por mês. Instalado em banheiros, o Piipee é um equipamento que elimina 100% do uso da descarga ao urinar, economizando até 75% de água em vasos sanitários. O dispositivo age por meio de um aditivo biodegradável, que atua na urina removendo o odor e a coloração, sem a necessidade de utilizar a descarga.
Calcula-se que, em média, entre 7 e 20 litros de água potável são desperdiçados no ralo ao acionar o botão de uma descarga. A inovação implementada pela Braskem reduz este consumo a zero.
Na unidade de Paulínia, 10 equipamentos já estão em funcionamento em áreas administrativas e sala de controle. Além disso, as fábricas no Polo Petroquímico do Grande ABC (SP), Cubatão (SP) e Camaçari (BA) também já instalaram cerca de mais 100 equipamentos em seus banheiros. A meta da empresa é que todas as unidades industriais no país passem a utilizar o Piipee até o fim deste ano. As próximas instalações já estão programadas em Marechal Deodoro (AL), Triunfo (RS) e Duque de Caxias (RJ), nos próximos meses.
“O Piipee é uma solução simples e eficaz, que vai trazer muitos benefícios para a empresa, integrantes e meio ambiente no curto, médio e longo prazos. Acreditamos que o uso do equipamento será capaz de conscientizar ainda mais nossos integrantes sobre a importância e o valor da água no dia a dia”, afirma Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.
Em 2016, o projeto foi um dos participantes do Braskem Labs Scale, programa de aceleração de empreendedores, e agora concretiza sua parceria como fornecedor da companhia petroquímica.
“Durante o programa Braskem Labs, em 2016, a empresa se interessou e pediu amostras da nossa solução. A solução foi testada e aprovada, e a Braskem assinou um contrato de dois anos para uso interno do Piipee. Hoje já estamos em quase todas as unidades industriais da empresa. No total, a tecnologia tem potencial de economizar mais de 60 milhões de litros de água e mais de R$ 722 mil por ano, em todas as fábricas da Braskem no Brasil”, afirma Ezequiel Vedana, fundador e CEO do Piipee.

Sobre a Braskem

Com uma visão de futuro global, orientada para o ser humano, os 8 mil Integrantes da Braskem se empenham todos os dias para melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico. É a maior produtora de resinas das Américas, com produção anual de 20 milhões de toneladas, incluindo produtos químicos e petroquímicos básicos, e faturamento de R$ 55 bilhões em 2016. Exporta para Clientes em aproximadamente 100 países e opera 41 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA, Alemanha e México, esta última em parceria com a mexicana Idesa.
Procure pela Braskem nas redes sociais: facebook.com/BraskemSA; linkedin.com/company/Braskem e twitter.com/BraskemSA.

Artigo anteriorBosch tem vagas para o programa de estágio 2018
Próximo artigo“Eu tento procurar alguma coisa feita pelo prefeito e não encontro nada”, diz Kiko na Câmara