Posted Janeiro 13, 2014 by equipetribuna in Tecnologia
 
 

Ford apresenta veículo movido a energia solar

C-MAX Solar Energi Concept pode fazer até 46 km/l na cidade

C-MAX Solar Energi Concept pode fazer até 46 km/l na cidade

C-MAX Solar Energi Concept é apresentado em feira de tecnologia nos EUA

A Ford apresenta na CES, maior feira de tecnologia do mundo, que abriu para o público na terça (7), em Las Vegas (Estados Unidos), o C-MAX Solar Energi Concept, um veículo inédito movido a energia solar. Desenvolvido pela Ford em parceria com a SunPower e o Instituto de Tecnologia da Georgia, o modelo oferece os atributos de um híbrido plug-in (que vai ligado na tomada), sem depender da rede elétrica ou combustível para recarregar a bateria.
Esse conceito aproveita a energia solar usando um concentrador especial que atua como uma lente de aumento, direcionando os raios para os painéis solares no teto do veículo. O resultado é um veículo que, com um dia inteiro de sol, entrega o mesmo desempenho do híbrido plug-in C-MAX Energi convencional, abastecido na rede elétrica.
“O Ford C-MAX Solar Energi Concept lança uma nova luz sobre o transporte elétrico com energia renovável”, afirma Mike Tinskey, diretor global de infraestrutura e eletrificação de veículos da Ford. “Queremos promover o diálogo público sobre as alternativas para levar o mundo em direção a um futuro mais limpo.”
O Ford C-MAX Energi tem o menor consumo combinado de combustível da categoria, equivalente a 42,5 km/l (46 km/l na cidade e 39 km/l na estrada). Com uma carga completa, o Ford C-MAX Solar Energi Concept deve oferecer a mesma autonomia total de um C-MAX Energi convencional, de até mil quilômetros, incluindo 33,8 quilômetros só no modo elétrico. O veículo tem ainda um cabo de conexão para recarga em estação elétrica, se o usuário quiser.
Por usar energia renovável, o Ford C-MAX Solar Energi Concept também reduz em cerca de quatro toneladas por ano as emissões de poluentes. O C-MAX Energi é o plug-in líder de vendas da Ford, com mais de 6.300 unidades em novembro

. . .




equipetribuna