Início Empresarial Braskem promove a prática de hábitos saudáveis entre colaboradores

Braskem promove a prática de hábitos saudáveis entre colaboradores

A principal iniciativa da Braskem com os seus colaboradores é o programa “Emagrece PP3”, que tem como objetivo alcançar o peso adequado através de alimentação
A principal iniciativa da Braskem com os seus colaboradores é o programa “Emagrece PP3”, que tem como objetivo alcançar o peso adequado através de alimentação

Hábitos saudáveis e práticas de exercícios são ações amplamente incentivadas pela petroquímica

No Dia Mundial da Saúde, celebrado dia 7 de abril, a Braskem comemorou uma série de conquistas alcançadas por seus colaboradores graças à adoção de práticas saudáveis promovidas pela empresa. A realização de programas de alimentação e estímulo a atividades físicas beneficia não apenas os trabalhadores, mas também a companhia como um todo, já que funcionários mais dispostos e atentos aumentam a produtividade e reduzem riscos de acidentes de trabalho.

Para este ano, o principal desafio da petroquímica em Paulínia continua sendo o combate ao sedentarismo. A expectativa é melhorar também os índices de sobrepeso e obesidade dos colaboradores na unidade. Em 2013, a população brasileira com excesso de peso chegou à marca dos 51%. O número se torna ainda mais preocupante quando analisado por estado, já que, juntos, Rio de Janeiro e São Paulo somam 52% da população com sobrepeso. Os dados são da pesquisa Vigitel (Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito Telefônico), e mostram ainda que no quesito obesidade, as mulheres estão acima dos homens: 18,2% delas são obesas, contra 16,5% da população masculina.
Por isso, a principal iniciativa da Braskem com os seus colaboradores e terceiros é o programa “Emagrece PP3”, que tem como objetivo alcançar o peso adequado, através de alimentação equilibrada e exercícios físicos. No último ano, a empresa registrou a participação de mais de 70 pessoas no projeto e, em 2014, a Braskem mantem o programa e incentiva outras pessoas a participarem desta ação. Além do “Emagrece PP3”, graças a outras iniciativas saudáveis desenvolvidas pela Braskem, foi registrada uma melhora nos índices de triglicérides na unidade de Paulínia, diminuindo consideravelmente o risco cardiovascular de seus colaboradores.
“Quando o trabalhador sente-se bem consigo mesmo e com a saúde em dia, todo mundo ganha: ele fica mais concentrado no trabalho, mais disposto e atento, além de se sentir fisicamente melhor. Por isso, para manter a qualidade de vida, os trabalhadores da unidade passam, duas vezes por ano, por exames que envolvem testes físicos, medição de colesterol, glicemia e triglicérides”, explica Silvio Henrique Pinto Melo, Gerente da área de Saúde, Segurança e Meio Ambiente da Unidade de Polímeros São Paulo da Braskem.
Além disso, há quatro anos o programa Sempre Saúde disponibiliza aos trabalhadores da Braskem a oferta diária de alimentos integrais, vegetais, verduras, frutas e sobremesas diet; o estímulo a atividade física e a redução do Risco Cardíaco. Os colaboradores tem ainda a chance de participar do Clube de Corrida, que uma vez por semana reúne grupos para praticar a atividade pelas ruas da cidade. Os participantes do programa são sempre acompanhados por médicos e especialistas, e contam com nutricionistas para orientar e acompanhar seus processos de reeducação alimentar.

Artigo anteriorRhodia amplia projeto social Alquimia Jovem
Próximo artigoTráfego na Prof. Zeferino Vaz é interrompido para içamento de novas passarelas