Início Empresarial Invista comemora 40 anos em Paulínia sem acidentes com afastamento

Invista comemora 40 anos em Paulínia sem acidentes com afastamento

Cultura da segurança entre trabalhadores é base para manter índice na fábrica
Cultura da segurança entre trabalhadores é base para manter índice na fábrica

Há 40 anos em Paulínia-SP, a INVISTA comemora a data sem registrar acidentes de trabalho com afastamentos. Um dos maiores produtores de polímeros e fibras do mundo, principalmente para aplicações de nylon, elastano e poliéster, a INVISTA desenvolve diversas ações de prevenção e comemora, em 2014, a marca de 40 anos sem acidentes de trabalho com afastamento em sua fábrica onde é produzido o fio LYCRA® no Brasil.

A conquista é resultado da dedicação da empresa à segurança do trabalho nas plantas em todo o mundo, incluindo as unidades fabris do Brasil, em Americana e Paulínia. Para o gerente de Segurança, Saúde e Meio Ambiente da fábrica da INVISTA em Paulínia, Mário Cuin, a quarta década sem acidentes com afastamento é resultado de programas e treinamentos que são seguidos sistemicamente, com suporte da alta administração e engajamento dos empregados.
Com esta dedicação, a empresa e colaboradores têm o desafio diário de manter protegida a saúde e a segurança de colaboradores, clientes, prestadores de serviço, comunidades e meio-ambiente. “Um alto nível de energia é colocado nos pequenos desvios e investigações de pequenos incidentes, de forma a evitar a ocorrência de incidentes mais graves, além de contarmos com uma disciplina operacional de todos em relação à segurança”, afirma.

Segurança é a prioridade
Com o intuito de proteger funcionários, clientes e comunidade, a segurança é a prioridade da INVISTA em toda e qualquer atividade. Por isso, os colaboradores recebem diversos treinamentos e reciclagens sobre práticas de trabalho seguro e procedimentos de segurança. Antes de iniciar qualquer atividade na área produtiva da planta, são feitas análises dos potenciais riscos e de como é possível minimizá-los para assegurar que a execução seja feita de forma segura. Além do time de segurança orientar e inspecionar as atividades e locais na planta, gerentes e supervisores e funcionários precisam estar atentos a possíveis desvios, a fim de providenciar as devidas correções.
Mensalmente também são realizadas reuniões em que todas as ocorrências de segurança são apresentadas e analisadas. Em seguida, são discutidas atitudes e correções para preveni-las, com sugestões de todos os participantes. As operações da INVISTA são iniciadas com um ritual de segurança para que todos os dias sejam de fato um bom dia para todos.
Nicésio Ronan Cascone, vice-presidente de Operações de Fibras Têxteis para o Hemisfério Ocidental, destaca que a segurança faz parte da cultura da empresa e o compromisso em mantê-la é compromisso de toda a liderança e funcionários da empresa, desde o CEO até os aprendizes. “O maior valor de manter esta marca por 40 anos é que asseguramos a integridade de todos os funcionários, prestadores de serviços, ou seja, todos que trabalharam aqui puderam voltar para seus lares todos os dias ao longo desse tempo e não temos dúvidas que este compromisso continuará fazendo parte de nosso dia a dia nos próximos anos”, completa.

Artigo anteriorPlástico verde da Braskem chega ao mercado argentino
Próximo artigoSebrae reúne mulheres para workshop “Empreendedoras de sucesso”