Início Empresarial Braskem e Abiplast promovem aplicações inovadoras do plástico na construção

Braskem e Abiplast promovem aplicações inovadoras do plástico na construção

Durante os três dias do evento, foram apresentados produtos que já possuem participação consolidada no mercado como telhas e esquadrias em PVC
Durante os três dias do evento, foram apresentados produtos que já possuem participação consolidada no mercado como telhas e esquadrias em PVC

Portfólio de soluções foi exposto na Concrete Show 2014, em São Paulo

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial em biopolímeros, e ABIPLAST – Associação Brasileira da Indústria do Plástico – estiveram presentes na Concrete Show 2014, que aconteceu dia 27 a 29 de agosto, em São Paulo. Em parceria com os transformadores, foram expostas aplicações em plástico com foco em produtividade, responsabilidade socioambiental e aumento da vida útil dos ativos. Os materiais podem ser usados em todas as etapas da construção, desde a fundação até os acabamentos, e também em edificações já concluídas. A iniciativa faz parte do PIC, Plano de Incentivo à Competitividade da Cadeia do Plástico.
Durante os três dias do evento, foram apresentados produtos que já possuem participação consolidada no mercado – como tubos de PVC e caixas d’água em polietileno (PE) – e novas tecnologias como telhas e esquadrias em PVC e as mantas acústicas para pisos fabricadas em polietileno expandido, cujo foco está no atendimento à norma de desempenho (NBR15575), diminuição de peso, aumento na durabilidade e maior facilidade de instalação.
“A Concrete Show é uma oportunidade de mostrarmos nossa inovação ao mercado, com soluções que atendam as necessidades de profissionais e construtoras. A construção civil é um mercado muito relevante na economia nacional e nós acreditamos que ainda exista muito espaço para o plástico crescer e conquistar espaços nesse segmento, pois, além dos diferenciais ante outras matérias-primas, os produtos têm como forte aliada, a sustentabilidade, uma vez que são 100% recicláveis”, afirma Mônica Evangelista, responsável por desenvolvimento de mercado de Polipropileno na Braskem.

Aplicações
Um exemplo de sucesso da aplicação do plástico em grandes obras ocorreu na construção da Arena Corinthians, em São Paulo. Após a análise da fundação e das condições do local, constataram-se os ganhos em utilizar um recurso que garantisse bom desempenho em solo reforçado, permitindo resistência máxima no trabalho em condições drenadas.  O produto aplicado para essa função foi o geocomposto drenante MacDrain R, executado na interface entre solo natural e aterro. O material comprovou ser uma excelente solução técnica e economicamente.
Utilizado como elemento de drenagem na interface solo e estrutura em aduelas, passagens subterrâneas e reservatórios enterrados, o MacDrain 2L com núcleo e geotêxteis em polipropileno, foi umas das soluções em geossintéticos amplamente aplicada em diversas partes da obra da Arena, comprovando sua facilidade executiva e performance em drenagem.
Outro case de vantagens na aplicação de plástico no setor foi a escolha das telhas de PVC, desenvolvidas pela Precon, para a cobertura de 46 escolas infantis em Belo Horizonte (MG) até fevereiro de 2016. Por meio de Parceria Público-Privada (PPP), o projeto está sendo desenvolvido pelas secretarias municipais de Desenvolvimento e de Educação.

Artigo anteriorII Fórum de Incentivo à Cultura reúne mais de 500 pessoas em Paulínia
Próximo artigoPromoção Social de Paulínia realiza encontro sobre incentivos fiscais