Início Empresarial Braskem fomenta oportunidades para carreira na indústria química

Braskem fomenta oportunidades para carreira na indústria química

“O mercado é excelente e proporciona muitas oportunidades. É uma profissão que está em constante crescimento”, esclarece o engenheiro Cassio Vetrenka
“O mercado é excelente e proporciona muitas oportunidades. É uma profissão que está em constante crescimento”, esclarece o engenheiro Cassio Vetrenka

No dia do Engenheiro Químico, companhia celebra profissional e suas conquistas

O engenheiro Químico é, em geral, o principal responsável por desenvolver novos processos de transformação industrial. Ele elabora projetos e modifica matérias-primas em diversos segmentos. É difícil imaginar como seria nossa vida sem produtos feitos através de desenvolvimentos químicos. O plástico, por exemplo, está presente em carros, móveis, utensílios domésticos, construções e vários outros artefatos.
Hoje (20), dia dedicado ao profissional, celebra-se também a abrangência de atuação para a carreira, que pode englobar setores como o de papel e celulose, química nuclear, polímeros, biotecnologia entre outros segmentos. “Podemos trabalhar tanto no processo de produção quanto em áreas administrativas. Esse é um grande diferencial da Engenharia Química para as demais”, afirma Camila Soyao Santos, engenheira química da Braskem em Santo André.
O mercado atual também está favorável ao profissional, uma vez que o Brasil figura entre os 10 maiores no setor químico. O País conta hoje com cerca de 20 mil engenheiros com especialização em química, o que corresponde a aproximadamente 3,5% do total de engenheiros. A cada ano, 1.300 alunos, em média, formam-se nos cursos de Engenharia Química. “O mercado é excelente e proporciona muitas oportunidades. É uma profissão que está em constante crescimento”, esclarece Cassio Fernandes Machado Vetrenka, engenheiro químico da Braskem em Paulínia.
Além de participar de todas as etapas dentro de um polo petroquímico, o profissional também é o grande responsável por tentar minimizar os danos ao meio ambiente. Um exemplo de inovação ambiental, que contou com trabalho incessante desses trabalhadores, é o plástico verde “I’m Green®” – cuja principal matéria-prima é o etanol extraído da cana-de-açúcar, no lugar da nafta, proveniente do petróleo.  “Um bom profissional é aquele que tem compromisso ambiental e que não deixa impactos para futuras gerações. Esse é o objetivo principal do nosso trabalho e um dos grandes valores da empresa”, finaliza Cassio.

Artigo anteriorPaulínia Stop Motion completa 6 anos e amplia atendimento à população
Próximo artigoComeça na terça, 23, a 5ª Semana da Luta da Pessoa com Deficiência