Início Paulínia Em reunião do Parlamento, Fiorella discute a qualificação no mercado de trabalho...

Em reunião do Parlamento, Fiorella discute a qualificação no mercado de trabalho da região

Em reunião do Parlamento, Fiorella discute a qualificação no mercado de trabalho da região
Em reunião do Parlamento, Fiorella discute a qualificação no mercado de trabalho da região

Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do Parlamento, Lorival Messias (Valinhos), Salvador Figueredo de Souza (Engenheiro Coelho), Marquinho Fiorella (Paulínia) e Jacinta Heijden (Holambra), com a participação de demais vereadores da região
Em reunião realizada na Câmara de Engenheiro Coelho no dia 30, os vereadores metropolitanos discutiram a falta de qualificação no mercado de trabalho e formas de suprir a demanda das empresas instaladas na RMC.
Os trabalhos foram coordenados pelo presidente do Parlamento, Lorival Messias (Valinhos), Salvador Figueredo de Souza (Engenheiro Coelho), Marquinho Fiorella (Paulínia) e Jacinta Heijden (Holambra), com a participação de demais vereadores da região.
A falta de fluência no inglês foi apontada como um dos principais entraves no preenchimento das vagas de trabalho da Região Metropolitana de Campinas, considerada um dos maiores polos tecnológicos do Estado.  “O assunto interessa a todos os municípios da nossa região, porque as vagas estão aí e estão sendo ocupadas por pessoas de outras regiões. Temos o dever de investir na qualificação das nossas crianças e jovens para suprir essa demanda”, destacou Lorival Messias.
O assunto foi abordado pelo empresário, Lúcio Sardinha, diretor da UP Language e representante da ETS (Educational Testing Service) no Brasil, empresa responsável em aplicar os testes de proficiência em inglês da linha TOEFL (Test of English as a Foreign Language) e TOEIC (Test of English for International Communication) para o programa federal Ciência sem Fronteiras.
Segundo dados da empresa, somente 3% da população brasileira possui fluência em inglês. “Das mais de 100 mil bolsas de estudo do programa Ciência Sem Fronteiras, apenas 12 mil vagas foram preenchidas por falta do inglês.”, explicou o diretor.
O presidente da Câmara de Paulínia, Marquinho Fiorrella sugeriu a realização de um simpósio sobre este tema, englobando secretários de educação e professores das redes municipais para aprofundar o debate e contribuir com o preenchimento das vagas de trabalho.

Permanência das Doulas
Outro assunto discutido na reunião foi o projeto de lei apresentado pelo vereador Carlão do PT (Campinas) que dispõe sobre o parto humanizado. A proposta obriga os estabelecimentos de saúde públicos e privados a permitir a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto, bem como nas consultas e exames de pré-natal, sempre que solicitadas pela parturiente.
Atualmente, muitos estabelecimentos de saúde vetam o ingresso das doulas, obrigando a parturiente escolher entre a presença de um familiar ou da facilitadora. De acordo com a justificativa do projeto, estudo realizado pela universidade Stanford, comprova que a presença das doulas nos trabalhos de parto reduzem até 50% o seu tempo de duração. “A redução dos custos é um fator preponderante para conseguirmos a conscientização do poder público. É um projeto muito benéfico para nossa região, tem meu apoio”, parabenizou a vereadora Jacinta Heijden.