Início Destaques 12ª Sipat da Prefeitura aborda qualidade de vida e relacionamento interpessoal entre...

12ª Sipat da Prefeitura aborda qualidade de vida e relacionamento interpessoal entre servidores

A Prefeitura de Paulínia está realizando desde o dia 14 de junho até 18 de junho, a 12ª Sipat (Semana Interna de Prevenção de Acidentes de Trabalho).

A abertura aconteceu nesta segunda-feira, às 19h30, no Theatro Municipal de Paulínia, com a apresentação da peça ‘Meu trabalho é minha cara’, do Grupo Botija. A montagem teve o relacionamento interpessoal como tema e foi direcionada aos servidores municipais.

Entre os temas da 12ª SIPAT está a abordagem do reconhecido preparador físico e mental do mundo esportivo e empresarial, Nuno Cobra, sobre ‘Qualidade de vida no mundo contemporâneo’ nesta quarta-feira, dia 16, às 19h30 no Theatro Municipal.
Na terça-feira, dia 15, a professora Kátia Cristina Calegari, graduada pela Unicamp e profissional da Secretaria de Esportes e Recreação, falou sobre ‘O sedentarismo e suas consequências para a saúde’, precedendo a apresentação do piloto do programa Auto Esporte da Rede Globo, Cesar Urnhani a respeito de ‘Direção Preventiva e Eficiente’.

Na quinta-feira, dia 17, é a vez da fisioterapeuta da Equipe de Reabilitação da Comunidade, Flavia Martins, ministrar o tema ‘Atividade física: encontre seu jeito’, às 8h30. A programação do dia segue com o escritor e médico especialista em Cardiologia, Wanderley Pires, sobre ‘A arte do relacionamento’.

Para o encerramento, os servidores contarão na sexta-feira, dia 18, com a peça stand-científico ‘Qualividas’, às 8h30 e a palestra do desembargador do Tribunal de Justiça de São Paulo, Luiz Carlos Gomes de Godoi, sobre ‘Assédio Moral’, às 10 horas.

“Os temas foram selecionados de acordo com uma pesquisa interna entre os servidores e inclui reflexões sobre qualidade de vida, a percepção dos servidores enquanto pessoa e profissional e a função de garantir melhores condições de trabalho por intermédio das comissões internas”, explica a presidente da SIPAT e da CIPA da Saúde, a psicóloga Marcia da Silva Rodrigues.

As Cipa’s (Comissão Interna de Prevenção a Acidentes) envolvidas na 12ª Sipat são representantes do Paço Municipal e das Secretarias de Saúde, Educação, Obras e Segurança, que contam com o apoio do DEESMT (Departamento Especializado de Engenharia e Medicina do Trabalho).

“Não ter Cipa é favorecer um ambiente de trabalho precário. Por isso, nossa expectativa é aproximar os servidores nessa Sipat numa troca de ideias e planejamento de ações de acordo com as prioridades de cada setor, refletindo justamente a função da Cipa, de mediar as necessidades do funcionalismo com a Municipalidade”, explica a psicóloga Marcia da Silva Rodrigues.