Precisa de um apartamento para alugar, mas não sabe por onde começar?
Hoje vamos dar algumas dicas para você alugar o apartamento certo com apoio de uma imobiliária.
Encontrar um apartamento para alugar pode ser difícil por não conseguir achar o local ideal, por insegurança ou até mesmo pela disposição dos cômodos. Tudo pode ser um problema quando se está procurando um apartamento para viver.
Mas procurar uma imobiliária pode ajudar muito em todo este processo, principalmente na busca do imóvel.
Por que devo encontrar um apartamento para alugar com uma imobiliária?
Negociar com uma imobiliária é mais seguro do que alugar diretamente com o proprietário do imóvel, inclusive em sua legalidade.
Existem vários procedimentos que tornam a locação do imóvel seguro para você e para o dono do apartamento, como a verificação da documentação, se é real ou não, se o local tem permissão para construção, se o nome do locador é o mesmo que está na documentação da escritura etc. Além de impedir o locatário de taxas, multas e juros abusivos.
A imobiliária é responsável por toda a intermediação entre as duas partes, facilitando para ambos os lados e ficando responsável por todos os trâmites envolvendo o imóvel.
Mas citaremos alguns pontos importantes que devem ser analisados com atenção ao procurar umapartamento para alugar.
Visitação
Ao procurar umapartamento para alugar é preciso realizar visitações ao imóvel, conhecer o ambiente, a vizinhança, o local onde o condomínio se encontra, tudo para você ter uma segurança maior ao negociar a locação.
Mas se estiver em dúvida, não feche negócio. Procure outros imóveis para conhecer e, se precisar, visite mais de uma vez o mesmo apartamento.
Considerando que um contrato pode durar em média 30 meses, é preciso ter certeza que está locando o lugar correto, pois a quebra de contrato pode gerar multas e taxas extras.
Vistoria
A vistoria é um direito do locatário e pode acontecer em dois momentos.
O primeiro é antes do inquilino entrar na propriedade.
Um laudo é produzido para informar em qual estado está o apartamento, se está tudo em ordem, se há ou não problemas no imóvel e tudo é registrado para a segurança do proprietário e do inquilino.
Por isso é preciso bastante atenção na hora de alugar um apartamento e contar com uma equipe especializada que possa lhe ajudar nesse momento é de extrema importância.
O segundo momento é na entrega do imóvel. Uma nova vistoria acontecerá na intenção de saber se o imóvel está sendo entregue ao proprietário da mesma forma em que foi alugado.
Nesse momento, é importante que o locatário entregue o apartamento da mesma forma que o encontrou, pois, caso contrário, é possível que você tenha que pagar uma taxa a imobiliária por alteração e, até mesmo, danos à propriedade. E isso pode fazer com que você perca a garantia de pagamento.
Garantia de pagamento
Na procura de um apartamento para alugar, é comum encontrar alguns termos bem específicos para conseguir o imóvel. Um desses termos, amparado por lei, é a garantia de pagamento.
O dono do imóvel está alugando aquele apartamento para uma renda financeira mensal, por isso é preciso apresentar uma garantia.
Para isso existem três opções:
Caução
O mais comum entre as garantias de pagamento é o depósito caução, onde o locatário deposita o valor de três aluguéis na conta do proprietário.
Esse valor pode ser devolvido no final do contrato do imóvel, porém, caso o inquilino tenha causado avarias no imóvel, ou até mesmo abandonado dívidas, o valor caução não é devolvido e, sim, usado para uma possível reforma ou pagamento de dívidas de contas atrasadas.
Mas todas as informações do depósito caução devem estar no contrato para garantia do inquilino.
Fiador
Outra opção é o fiador, o qual assume legalmente a obrigação de pagar o aluguel caso o inquilino falte com sua obrigação de pagar o aluguel mensalmente.
Para ser um fiador, é preciso comprovar a renda mensal, que deve ser no mínimo três vezes o valor do aluguel. Além disso, é necessário ter mais de 18 anos, ter um imóvel quitado em seu nome e, caso seja casado, precisa da autorização do cônjuge.
Lembrando que: um fiador solidário pode ser acionado a qualquer momento para quitar a dívida do inquilino, podendo até mesmo ter seus bens penhorados para pagar os aluguéis atrasados.
Seguro fiança
O seguro fiança é feito diretamente com uma seguradora. Ele pode ser pago uma vez ao ano e o valor é referente a dois ou três aluguéis.
Nesse caso, a seguradora é responsável por pagar o proprietário do imóvel caso o inquilino falte com sua responsabilidade, porém, nessa opção, o locatário não tem direito de reembolso do valor pago.
Entretanto, uma das vantagens em optar pelo seguro fiança é que o processo de locação é muito mais rápido.
Mas vamos aqui lembrar que o proprietário ou imobiliária só deve pedir uma dessas opções ao interessado pelo imóvel.
Documentação
Assim que encontrar um apartamentoe ter a certeza de que o local é o correto para viver, é preciso separar a documentação necessária.
Esses documentos podem variar de acordo com cada imobiliária e pode ser mais burocrático se houver um fiador uma vez que é necessário entregar mais documentos.
Cada documento é usado para comprovar as informações encontradas no contrato, tanto do locador como do locatário. É uma medida de segurança para os dois lados. Também será necessário a documentação do apartamento para saber se o locador é o mesmo que consta na escritura do imóvel.
Os documentos mais pedidos para alugar um apartamento são: CPF, RG, comprovante de residência e comprovante de renda.
Contrato
O contrato é a parte em que o inquilino deve prestar mais atenção antes de assinar.
Não renuncie a um bom contrato, pois é ele quem protegerá você e o proprietário do imóvel, garantindo seus direitos e deveres.
Leia com atenção cada cláusula, verifique se concorda com tudo que foi combinado, se as informações são as mesmas que constam no documento, e caso houver dúvidas, procure alguém capacitado para ajudar a entender os termos da locação.
Não deixe de analisar as taxas, multas e rescisão de contrato. É preciso saber se todas as taxas são amparadas por lei e se a cobrança é ou não abusiva.
E não deixe de exigir um contrato registrado em cartório, pois isso valida o contrato perante a lei.
Para maior segurança ao alugar um imóvel, procure sempre uma imobiliária. A Happy Imóveis tem uma equipe especializada e capacitada, além de credenciados pelo CRECI e que irão lhe ajudar a encontrar o lugar ideal para viver.