Os documentos visam garantir ações para aumentar a segurança, fiscalizar informais ambulantes e melhorar a mobilidade
A Associação Comercial e Industrial de Paulínia (ACIP) através do presidente, Junior Machado, protocolou na última semana quatro ofícios na Prefeitura Municipal. Os documentos, direcionados ao Secretário de Desenvolvimento Econômico, Sami Goldstein, visam garantir ações da prefeitura para aumentar a segurança, fiscalizar ambulantes, melhorar a mobilidade, iluminação e poda de árvores na área central de Paulínia.
Para aumentar a segurança, a ACIP solicita reforço do patrulhamento na área central e bairros, principalmente no período noturno, horário que apresenta ocorrências de inúmeros furtos. Um segundo oficiou pede atenção especial quanto à iluminação e poda de árvores. “Com o aumento dos roubos e furtos nos comércios da cidade, esta ação contribuirá para maior segurança não somente dos empresários/lojistas bem como para o fluxo de pessoas que aumentou com a flexibilização referente a abertura dos comércios. Reiteramos também a importância de guardas nos portais da cidade, bem como a prática de blitz em horários alternados, que por sua vez ajudam a inibir a prática de atos ilícitos na cidade ”, diz o presidente no documento.
Em outro oficio, a ACIP pede a fiscalização e providências quanto à presença irregular de comércio informal no município. Segundo o texto, “o comércio ilegal gera concorrência desleal frente às empresas estabelecidas e prejuízo ao Município, uma vez que estes ambulantes itinerantes ou os sem autorização municipal para tal exercício, não contribuem em impostos, encargos trabalhistas e desenvolvimento para a cidade, além de trazer produtos que certamente não tem em sua origem procedência fiscal”.
A ACIP também fez uma solicitação para melhorias na mobilidade na região central. O presidente apresentou uma proposta para requalificar a área comercial na Avenida José Paulino, que devido ao grande fluxo de veículos dificulta a mobilidade dos pedestres. “Neste intuito e com desenvolvimento local economicamente viável, sugerimos que no espaço entre o prédio onde se instalava a Maax Veículos até as Casas Bahia, as vagas para estacionamentos sejam do lado esquerdo (canteiros). A intenção das correções desta forma é a abertura do número de vagas, bem como a comunicação visual dos comércios estariam em destaque, sem impactar no prazo para sua demarcação”, esclarece o presidente no oficio.