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Acip oferece assessoria para empresas interessadas em participar de licitação

Acip oferece assessoria para empresas interessadas em participar de licitação

Associados terão até 10% de desconto sobre o valor do serviço

A Acip (Associação Comercial e Industrial de Paulínia) fechou uma nova parceria, que irá proporcionar a empresas interessadas em participar de processo licitatório a oportunidade de contratar uma assessoria especializada a preços especiais. Os associados que tiverem interesse em contratar a assessoria, terão até 10% de descontos sobre o valor do serviço.
A partir da nova parceria, os associados poderão contar com todo o apoio necessário para buscar as oportunidades que melhor se adequem ao seu perfil junto ao Poder Público. Além disso, poderão se valer de toda a assessoria necessária para se adequarem às exigências previstas pela legislação para a participação em licitações, inclusive a inclusão nos cadastros de fornecedores mantidos pelos órgãos públicos.
Durante a licitação, as empresas que contratarem a assessoria também receberão serviços como análise de edital e anexos, exame dos documentos que integram o processo administrativo, solicitação de esclarecimentos ou apresentação de impugnação, preparação da documentação e montagem das propostas, interposição de recursos administrativos (ou, eventualmente, a defesa dos interesses do associado perante o Poder Judiciário), acompanhamento do associado nas sessões públicas, entre outros.
Caso o associado vença a licitação, irá contar com apoio na gestão de toda a fase de execução do contrato, como monitoramento de prazos, verificação de pagamentos e adequação das atividades executadas às exigências contratuais.
De acordo com o presidente da Acip, Nilson Valim, o objetivo da nova parceria é levar ao conhecimento dos associados a existência de um mercado pouco aproveitado pelas empresas da região, bem como dissipar essa visão equivocada que se tem das contratações públicas.
“Esse é um nicho de mercado importante para ser explorado, porém muitos empresários têm receio de participar. Por isso, tomamos a iniciativa de oferecer uma oportunidade para que eles tenham todo o processo monitorado e gerido por uma equipe especializada, o que trará mais segurança”, afirmou.

Dificuldades
De acordo com o advogado Luis Felipe Dalmedico Silveira, uma das maiores dificuldades dos empresários para participarem de um processo licitatório, é a falta de informação.
“Uma parte dos empresários simplesmente desconhece que o Poder Público é um grande consumidor de produtos e serviços – e ignora, portanto, as oportunidades que esse mercado proporciona, principalmente durante um período de recessão econômica, como o atual”, explicou.
Segundo ele, em Paulínia, por exemplo, a maioria das licitações promovidas pela Prefeitura, somente este ano, foi vencida por empresas de fora. “Outra parte do empresariado conhece o mercado, mas imagina que o processo de contratação é excessivamente burocrático, e uma última parcela do mercado, ainda, acaba associando as contratações públicas à corrupção ou, então, a problemas fiscais. Tomando o todo pela parte, uma parcela importante das empresas acaba se afastando das contratações públicas, imaginando que enfrentará dificuldades que, na maioria das vezes, inexiste”, conclui.