
Conjunto escolar inclui carteiras, cadeiras, além de lousas e armários de aço para arquivo
A Administração Municipal adquiriu mais de 6.500 carteiras, para serem usadas no setor educacional do município, onde a Secretaria de Educação fez um levantamento das necessidades de cada Departamento quanto às normas de qualidade, segurança e ergonomia e foi solicitado ao engenheiro de Segurança do Trabalho da Prefeitura de Paulínia, Claudio Caetano de Camargo, orientação dentro da faixa etária, para que cada aluno tenha a carteira apropriada ao seu tamanho, evitando problemas de postura e dores localizadas.
Todas as escolas municipais foram contempladas com mobiliário, algumas tiveram pequenas substituições, mas a maioria recebeu grandes quantidades de conjuntos, como foi o caso da EMEF “Professora Maria Aparecida Caputti”, do bairro Jardim Planalto, que recebeu cerca de 700 unidades. Um detalhe importante é que os conjuntos pré-escolares possuem o tampo das mesas em MDF (Medium Density Fiberboard), que é madeira ecológica, oriunda de fontes renováveis.
“É importante frisar essa diferença no tamanho da carteira, pois não se pode acomodar um aluno que está na fase de pré-alfabetização, (que é aquele que concluiu o Ensino Infantil, e não pode freqüentar o 1º ano, pois não possui seis anos completos), e um aluno que está na 8ª série do Ensino Fundamental, na mesma carteira, pois a altura é bem diferente, portanto não poderão usar carteiras iguais, e a Secretaria quis seguir a risca estas normas, pensando na qualidade de vida do aluno, consequentemente ele terá saúde, conforto e principalmente bom rendimento”, comentou a secretária da Educação, Maria Estela Sigrist Betini.
Os mobiliários adquiridos pela Administração Municipal são: 1.500 conjuntos escolares para o Ensino Infantil; 1.500 tamanhos médios; 2.150 tamanhos adultos, para o Ensino Fundamental; 650 jogos de mesas com quatro cadeiras para o Ensino Infantil; 18 conjuntos para professores; 36 lousas; 190 armários de aço de duas portas. A distribuição já está acontecendo baseada num cronograma de entrega para as escolas da Rede Municipal de Ensino.