A Prefeitura de Paulínia está realizando a retestagem dos funcionários públicos que testaram IgM positivo para a Covid-19. De acordo com dados divulgados pela Secretaria Municipal de Recursos Humanos (SMRH), até o dia 17, apenas 14% dos servidores que trabalham no Paço Municipal testaram positivo.
Além dos servidores do paço, também foram testados Guardas Municipais e funcionários do Hospital Municipal de Paulínia (HMP). Segundo a SMRH, 14% dos Guardas Municipais e 13% dos funcionários do HMP que fizeram o teste tiveram resultado positivo.
A medida faz parte do ‘Inquérito Sorológico’, que busca saber em quais regiões e com qual intensidade o vírus circulou no município.
Os novos testes foram feitos seguindo os protocolos do Ministério da Saúde e aconteceram entre os dias 22 e 25. Entre os munícipes, a retestagem também é realizada quando necessária.
Segundo o secretário de Saúde, doutor Fábio Alves, a Vigilância Sanitária não notifica o caso com apenas um teste IgM. “Seguindo orientações do Ministério da Saúde, precisamos de dois testes IgM positivos na mesma pessoa pra ser notificado, diferente dos outros exames, como o PCR e mesmo o IgG, pois esses métodos têm menos falso-positivos”, explicou o médico.
Medidas Preventivas
A Administração Municipal, visando o bem-estar dos munícipes e servidores, está reforçando as medidas preventivas dentro do Paço Municipal com demarcação do solo no local onde está o relógio de ponto para que os funcionários mantenham o distanciamento social;
Além disso, todas as quartas-feiras, após o expediente, as áreas comuns e secretarias estão sendo desinfectadas com água sanitária e funcionários com mais de 60 anos ou que tenham comorbidades continuam afastados.
A prefeitura disponibiliza ainda álcool gel em diversos locais do Paço Municipal e a entrada dos munícipes segue controlada e acompanhantes são permitidos somente quando há necessidade.
Resultados Teste Rápido Covid-19
Servidores do Paço Municipal
Total de testes aplicados: 521
Total de positivos: 73 positivos (14%)
Guardas Municipais
Total de testes aplicados: 225
Total de positivos: 33 (14%)
Funcionários do Hospital Municipal de Paulínia
Total de testes aplicados: 648
Total de positivos: 94 (13%)
A Administração Municipal visando o bem estar dos munícipes e servidores está reforçando as medidas preventivas dentro do Paço Municipal:
- Demarcação do solo no local onde está o relógio de ponto para que os funcionários mantenham o distanciamento social;
- Todas às quartas-feiras após o expediente as áreas comuns e secretarias serão desinfectadas com água sanitária;
- Funcionários com mais de 60 anos ou que tenham comorbidades continuam afastados;
- Disponibilização de álcool gel em diversos locais do Paço Municipal;
- A entrada dos munícipes segue controlada e acompanhantes são permitidos somente quando há necessidade.
Medidas reforçadas na Guarda Municipal, na Defesa Civil e no Hospital Municipal:
Ações preventivas realizada no Hospital Municipal, na Defesa Civil e na Guarda Municipal;
Fornecimento de equipamentos de proteção aos servidores, conforme área de atuação;
Obrigatoriedade do uso de máscaras;
Higienização da guarda municipal e da defesa civil com água sanitária e no entorno do HMP;
Servidores com comorbidades ou com mais de 60 anos foram afastados;
Disponibilização de álcool gel.