Início Destaques Alunos das escolas municipais de Paulínia têm “Educação no Trânsito”

Alunos das escolas municipais de Paulínia têm “Educação no Trânsito”

Tendo como lema ‘Educando o motorista de amanhã, a ´Cidade Portinho Seguro’ é usada para ensinar as crianças regras no trânsito

 

A Secretaria de Transportes de Paulínia em parceria com a Secretaria de Educação realizam até o dia 26 de agosto, uma Campanha de Educação no Trânsito, por meio da “Cidade Portinho Seguro”, que está instalada no Pavilhão de Eventos no Parque Brasil 500.

A “Cidade Portinho” parece uma cidade real com prédios, ruas e semáforos, é um espaço educativo de 500 m², que proporciona às crianças que a visitam desenvolverem respeito às regras de trânsito desde cedo. No local, os motoristas mirins podem trafegar com bicicletas e triciclos num circuito com cruzamentos, semáforos e outros elementos comuns nas ruas e avenidas e, assim, aprendem na prática como se portar à direção. Também recebem “multas” fictícias quando não cumprem as leis, e incentivos quando corrigem o erro.

Os responsáveis pela orientação são profissionais especializados pelo Comando de Policiamento de Trânsito da Polícia Militar. Distribuem para as crianças histórias em quadrinhos, a “Carteirinha de Motorista Mirim” e exibem um vídeo educativo, “Uma Aventura na Cidade Maluca”, que une personagens reais e desenhos animados em cenários coloridos para explicar didaticamente as principais regras de trânsito.

O projeto envolve crianças de 5 a 10 anos das Escolas Municipais de Ensino Fundamental. A professora, Verônica Almeida, da EMEFEM “Prof. Dr. José Dalmo F. B. de Matos”, do bairro Morro Alto, disse que seus alunos estavam empolgados para essa visita, “eles adoraram fazer as atividades de bicicleta, pois alguns nem tem, foi a oportunidade para andar em uma, isso já foi estimulante. Temos que educar quando são pequenos, depois de cidadãos formados é muito difícil mudar os conceitos”, declarou a professora Verônica.

As crianças entram na pista respeitando os sinais, e os que ficam de fora alertam os que estão na pista, é uma ação muito importante”, disse o secretário de Transportes, Nelson Aranha Neto.
Para o gerente regional da empresa Porto Seguro, Júlio Antunes, “o trabalho é itinerante, fazemos contato com as prefeituras e levamos a “Cidade Portinho” como cortesia, é um trabalho institucional. Uma criança educada trabalha mais com os pais dentro do carro, e para nós é importante, pois motoristas educados diminuem o sinistro”, salientou Antunes.