Estudantes do 2º ao 5º ano fazem curso de férias de Atendimento Pré-Hospitalar (APH)
A Concessionária Rota das Bandeiras recebeu na quinta-feira (9) em sua sede, em Itatiba, um grupo de aproximadamente 40 alunos do curso de Enfermagem da Unicamp. Os estudantes, do 2º ao 5º ano de graduação, participam de um curso de Férias focado no Atendimento Pré-Hospitalar (APH).
Durante a visita, os alunos aprenderam sobre o processo de regulação médica, acionamento de equipes de resgate via câmeras de monitoramento do Centro de Controle Operacional (CCO) e atendimento pelo 0800. Eles também tiveram uma aula prática, vivenciando o que os profissionais de resgate da Concessionária lidam no dia a dia no Corredor Dom Pedro, com o desencarceramento de vítimas e remoção de usuários com traumas.
“É uma oportunidade excepcional para estes alunos. O curso de graduação da universidade não tem uma disciplina focada neste tipo de atendimento, ali na cena do acidente. Por isso, tivemos a ideia de criar este ano o curso de férias”, diz a professora Cleuza Vedovato, uma das idealizadoras da disciplina e autora de um mestrado que avaliou o atendimento médico em rodovias.
Opinião semelhante tem a estudante do 5º ano Laís Pintor. “A parte prática foi muito proveitosa. Deu para tirar muitas dúvidas e ter uma boa noção de como é este atendimento primário”.
A visita faz parte do programa Rotas Abertas, promovido pela Concessionária para apresentar o trabalho desenvolvido à comunidade. Em outras oportunidades, alunos de engenharia, de cursos técnicos e do ensino básico estiveram na sede. A dinâmica da visita varia de acordo com a área de estudo dos visitantes.