Início Destaques Ambulatório exclusivo para Saúde do Homem atende pessoas a partir de 13...

Ambulatório exclusivo para Saúde do Homem atende pessoas a partir de 13 anos

Dr. João Carlos Cardoso Alonso, médico urologista, da rede Municipal de Saúde de Paulínia

Está funcionando desde o dia 28 de julho, um ambulatório criado pela Secretaria de Saúde de Paulínia, voltado diretamente à saúde masculina. O desejo e a capacidade de quatro médicos urologistas da Rede Municipal de Saúde, João Carlos Cardoso Alonso, Fabiano André Simões, Leonardo de Oliveira Reis, Ronald Rejowisk e da auxiliar de enfermagem Magali Valério Codogno Maciel fez toda a diferença, quando desenvolveram um projeto viabilizando um atendimento priorizado, com características específicas para o acompanhamento do homem a partir dos 13 anos, orientando sexualmente, fazendo exame detalhado da genitália, prevenindo a infertilidade e doenças pertinentes ao sexo masculino.

“A idéia é oferecer qualidade de vida, aumentar a longevidade, e que no prazo de cinco anos a doença de próstata não atinja um estágio que não possa ser tratado, é um dos nossos objetivos. Impotência sexual que não recebe tratamento tem 30% a mais de risco de infarto agudo do miocárdio. A falta de tratamento pode levar a conseqüências gravíssimas como a depressão por disfunção erétil, cirurgias na complicação de doenças da próstata, gerando gastos elevados por falta de promoção à saúde.

Um dado importante da Organização Mundial de Saúde (OMS) é que a cada dólar investido em prevenção, economiza-se cinco dólares no tratamento em doenças. “Se toda mulher a partir da pré-adolescência é acompanhada por um ginecologista, nada mais correto que os homens desenvolvam essa cultura de receberem acompanhamento também a partir da adolescência, exterminando males futuros ”, explica o urologista João Carlos Cardoso Alonso.

O ambulatório tem um perfil diferenciado, priorizando o homem que não é acompanhado pelo ambulatório de urologia geral. O Projeto é pioneiro no Brasil, e já foi convidado para ser apresentado em algumas cidades como São Paulo e Salvador, sendo apreciado pelo Presidente da Sociedade Brasileira de Urologia, Modesto Jacobino, que elogiou e enalteceu a iniciativa. “Não estamos ganhando mais por isso, a satisfação profissional e o desejo de colaboração com o bem estar e saúde do homem é muito gratificante e compensadora”, afirma Alonso.

Os homens interessados em usufruir do benefício poderão procurar uma das Unidades Básicas de Saúde (UBSs), passar por um clínico geral que encaminhará o paciente para uma triagem e agendamento. A intenção da Secretaria de Saúde é criar uma cartilha de promoção à saúde do homem, para ser distribuída no ambulatório, incluindo também o projeto no site da Prefeitura Municipal.