
Interesse dos alunos fez com que professores abrissem mais vagas para a atividade
Em 2017, o Anglo Paulínia colocou em prática um sonho de alguns profissionais do colégio: a Horta Escolar Sustentável. Envolvendo alunos dos 6ºs e 7ºs anos do Ensino Fundamental II, a atividade é opcional e oferecida no contra período das aulas, ou seja, na parte da tarde.
Com o aumento do interesse dos alunos, em 2018 o número de vagas teve que aumentar. “A ideia é fazer com que o contato com a natureza faça com que os alunos envolvidos com o projeto notem as consequências das ações humanas no ambiente, percebendo os impactos que podem causar no sentido ecológico”, explica Sandra Mara Medes, coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental II do colégio.
O projeto também parte do princípio de que é preciso atender às necessidades da geração atual sem comprometer a capacidade das futuras gerações de suprir as próprias necessidades. Outro objetivo da horta na escola é proporcionar ações pedagógicas diferenciadas, integrando as diversas fontes e recursos de aprendizagem, proporcionando uma atividade de observação e de pesquisa para os estudantes.
Durante todo o ano os participantes do projeto aprenderão técnicas de uso e produção do solo, incluindo a técnica da composteira (produção continua), e cultivarão diversos produtos, cada um dentro do seu tempo de crescimento e colheita, entre eles: mandioca, tomate – cereja, salsinha, cebolinha, cana de açúcar, amendoim, milho etc.