Desde o primeiro ano do Ensino Médio, estudantes contam com orientação profissional especializada
Ser um jovem em idade de escolher a profissão não é das tarefas mais fáceis. A escolha do curso vai influenciar na vida do aluno e essa decisão pesa muito no dia a dia dos estudantes. Pesquisas recentes apontam que mais de 50 % dos formandos nas oito principais carreiras do vestibular trabalham fora da área para qual estudaram. Fora isso, atualmente no Brasil mais de 70% das pessoas estão insatisfeitas no mercado de trabalho e confessam querer trocar de emprego ou carreira.
Ciente dessas estatísticas e sabendo que o índice de evasão nas faculdades logo no primeiro ano tem aumentado, a coordenação do Anglo Paulínia oferece aos seus alunos várias ferramentas e técnicas de desenvolvimento pessoal para ajudá-los nessa árdua tarefa.
Desde o primeiro ano do Ensino Médio os estudantes contam com orientação profissional especializada. Dentro da disciplina de Ética, por exemplo, as aulas dos primeiros e segundos anos são enriquecidas pela presença de profissionais convidados a dividir sua experiência e histórias de sucesso.
Só nesse comecinho de ano letivo em 2017, os alunos já receberam vários convidados, entre eles o empresário e mantenedor do colégio, Airton Rodrigues, que emocionou a todos com sua história de vida e superação. Também tiveram a presença da fonoaudióloga Lídia Lange que, além de falar sobre sua profissão, alertou os jovens sobre os perigos do fone de ouvido. Já Karina Matos dividiu com a classe sua corajosa decisão em trancar o curso de Enfermagem na Unicamp, no quarto ano, para voltar ao Pré-Vestibular e estudar para passar em Medicina. A profissional Ana Camila Bolzani Caseli, advogada empresarial de grandes empresas como Grupo Dharuj, Grupo Renault, entre outras, esteve na escola para falar sobre o curso de Direito. E além de tudo disso, o piloto do programa Auto Esporte, Cesar Urnhani, ministrou uma palestra fantástica onde enfatizou a importância de ser feliz independente da escolha profissional.
:: Um olhar para dentro de mim
Outra atividade diferenciada voltada para a escolha profissional é oferecida na disciplina de OPEE (Orientação Profissional Empregabilidade e Empreendedorismo). Denominada “Um Olhar para dentro de mim – Identificando minha caixa de ferramentas”, o objetivo da ação, destinada aos estudantes do 3º ano do Ensino Médio e que será desenvolvida ao longo de todo o ano, é ajudar o aluno a desenvolver um olhar mais focado para si próprio, em busca da descoberta da sua motivação de vida, dos seus reais talentos, habilidades e do seu propósito, para ajudá-los em uma escolha mais consciente e assertiva da profissão.
Com a utilização de ferramentas de coaching inovadoras, como o Coaching Game, os alunos têm sua autoestima e autoconfiança fortalecidas e passam a reconhecer quem realmente são para se tornarem os protagonistas de sua própria vida, em busca da realização pessoal e profissional.