Início Paulínia Após reclamações de motoristas, Prefeitura faz operação no trânsito da José Paulino

Após reclamações de motoristas, Prefeitura faz operação no trânsito da José Paulino

O problema do trânsito caótico, com alto fluxo de veículos, nas Avenidas José Paulino e Paulista é antigo e se arrasta desde outras gestões

A intenção é dar fluidez ao tráfego no trecho que envolve a região central da cidade até a Avenida Paulista no horário de pico

As complicações do trânsito na Avenida José Paulino em horários de pico tem sido alvo de duras críticas entre os motoristas. Os que conseguem evitar, não circulam naquela região após as 17h, mas o que não escapam do transtorno, chegam a ficar 50 minutos no engarrafamento próximo da ponte sobre o Rio Atibaia.
Nos grupos de discussão política da cidade no Facebook, o assunto está em alta. São inúmeros relatos, fotos e vídeos que comprovam os transtornos da volta do trabalho para quem mora nos bairros que ficam depois da ponte.
Dessa forma, após muitas reclamações, a Prefeitura de Paulínia, por meio da Secretaria Municipal de Transportes, em parceria com a Guarda Municipal, começou na tarde de quarta-feira, 7 de março, uma operação para tentar melhorar a fluidez no tráfego de veículos na Avenida José Paulino, no trecho entre o Centro e a Avenida Paulista. Agentes de trânsito controlaram o fluxo em mais de oito pontos da região central e no primeiro balão da Paulista. O trabalho foi realizado como teste, das 17h às 19h.
Os pontos monitorados foram: Avenida José Paulino x Avenida Paulista, na altura do Fontanário, Avenida José Paulino X Rua São Bento, Avenida José Paulino x Rua Santo Pigatto X Rua José Seixas de Queiroz. Nestes locais, foram feitas operações de trânsito junto aos semáforos, já na Rua São Bento X Avenida Presidente Café Filho, Avenida Café Filho X Rua Santo Pigato e Rua José Seixas de Queiroz X Rua Malavazzi, foram realizados desvios no trânsito.
De acordo com o engenheiro Alair Roberto Godoy, da Divisão de Engenharia de Tráfego da Secretaria de Transporte-SMTRANS, a operação foi positiva. “Houve uma melhora, porém pequena, pois ainda não está colocada a sinalização completa que esperamos ficar em ordem em até os próximos 90 dias”, avaliou. Godoy explicou que o principal objetivo foi testar alternativas, que serão avaliadas posteriormente pela equipe que participou da ação. “Vamos promover os ajustes que forem necessários. Será feita uma avaliação técnica dos resultados e ajustes das propostas de alteração para novos testes”, esclareceu.
Outras ações com o mesmo objetivo estão em curso nos projetos da secretaria. “Também estão em andamento obras de acessibilidade à Região do Jardim São José, Bairros Cascata e João Aranha, pela Avenida Roberto Mange. Estas servirão de alternativa à Avenida Paulista, aliviando o trânsito na região” esclareceu o engenheiro.
O problema do trânsito caótico, com alto fluxo de veículos, nas Avenidas José Paulino e Paulista é antigo e se arrasta desde outras gestões. A SMTRANS declara que todos os esforços estão sendo feitos para solucionar ou amenizar o problema.