Início Paulínia ASA de Paulínia levará vivências e experiências à Semana Mundial de Conscientização...

ASA de Paulínia levará vivências e experiências à Semana Mundial de Conscientização do Autismo 2022.

Evento acontecerá na Câmara Municipal de Paulínia no dia 08 de abril e tem o apoio da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência e Doenças Raras.
Em abril do ano passado, foi sancionada no Estado de São Paulo uma lei que institui a Semana de Conscientização sobre o Autismo. O objetivo é que sejam executadas ações, por parte do poder público, para combater a falta de informação e o preconceito em relação às pessoas com autismo.
Nesta mesma direção caminha o ASA, Amor, Superação, Autismo, um projeto criado em outubro de 2019 em Paulínia, no interior de São Paulo, a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes. O ASA, não só responde aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece acolhimento e direcionamento, e quando possível (devido à pandemia), atividades de habilidades sociais, através de lives, encontros virtuais e agora retorno gradual às atividades presenciais respeitando os protocolos sanitários.
Com esta proposta, o ASA pretende instrumentalizar e encorajar as famílias a continuar nesta jornada de acompanhamento e desenvolvimentos de seus filhos, sempre dando voz ao adolescente e ao adulto com TEA.


Segundo Daniela Laubenstein, pedagoga de educação especial, psicopedagoga e pós gaduada em intervenção ABA e uma das participantes da organização do ASA, a participação do projeto na Semana de Conscientização do Autismo, será de uma maneira dinâmica e diferente, com toda origanização sugerida por pessoas com TEA, que participarão ativamente do evento. “A nossa intenção é levar aos participantes vivências e experiências de pessoas que vivem as situações cotidianas relacionadas ao autismo e assim ajudar as famílias a se conectarem. Desta forma estaremos colaborando para que os pais compreendam os déficits e potencializem as habilidades”, diz Daniela.
Segundo ainda a psicopedagoga, os prejuízos comportamentais e na linguagem impostos pelo autismo, trazem impactos significativos na vida social e acadêmica das pessoas com TEA. Ela acrescenta que os pais e familiares devem entender como o autista vê o mundo, para poderem ajudar na melhoria da qualidade de vida do filho, ajudar os professores e rede de apoio e incentivar o engajamento nas atividades e orientações oferecidas pelo ASA.

A participação no evento, também prevê uma apresentação da pscóloga Paula Porta, idealizadora do ASA e mãe de autista, que falará dos planos do projeto de se tornar uma associação ou instituto ainda neste semestre de 2022. “Nós sentimos que nos faltam instrumentos para poder ajudar de maneira mais efetiva as mães e familiares de autistas. Para isso precisamos tornar a existência do ASA oficial”, explica Paula .
Autismo
O Autismo é uma desordem neurobiológica de ordem genética que altera a forma como o cérebro funciona e afeta o desenvolvimento infantil. Seus sinais aparecem gradualmente com dificuldades na comunicação e interação social, movimentos repetitivos e interesses restritos. É comum o TEA estar associado a outras comorbidades como deficiência intelectual, déficit de atenção e hiperatividade. Como as características do transtorno se manifestam através do comportamento sem traços físicos aparentes é difícil para alguém que não convive com o TEA entender as limitações a que os autistas são submetidos pela sua condição. Situações cotidianas como aglomerações, sons ou iluminação podem trazer conforto ou serem gatilhos para as crises.


“Lidar com tudo isso, a descoberta do transtorno, as limitações, o preconceito, envolvem um alto custo emocional e social para o autista e sua família”, explica Daniela Laubenstein que ressalta que apesar de atualmente ser um transtorno um pouco mais conhecido, o diagnóstico, intervenção e conscientização ainda são desafiadores, por isso a importância de uma semana dedicada ao assunto.
Serviço
Evento: Semana Mundial de Conscientização do Austismo 2022
Local: Plenário da Câmara Municipal de Paulínia
End: Rua Carlos Pazeti, 290 Jardim Boa Esperança – Paulínia
Data e horário : 08 de abril de 2022 às 14 h
Inscrições pelo email [email protected]
Participação gratuita
Assessoria de imprensa
Luciane Pavini Whatasaap : (19) 997445840
Email: [email protected]