
O evento gratuito tem como slogan: “Mais informação, menos preconceito”
“Autismo ao longo da Vida” é o ciclo de palestras que o ASA (Amor, Superação e Autismo) promoverá no dia 11 de abril em parceria com o Conselho Municipal da Pessoa com Deficiência, das 13h30 às 16h30 no auditório da Prefeitura de Paulínia. O evento gratuito tem como slogan: “Mais informação, menos preconceito”.
O cronograma do ciclo de palestras terá início com a apresentação do Projeto do ASA pelos coordenadores e profissionais envolvidos no atendimento às pessoas com autismo.
O ASA é um instituto, que nasceu de um projeto criado em Paulínia, em outubro de 2019, a partir da união de mães com filhos dentro do Transtorno do Espectro Autista (TEA) e profissionais que atuam com estas crianças e adolescentes. O ASA, não só responde aos vários questionamentos dos pais que utilizam os serviços da rede pública e privada, mas também oferece instrumentos para ajudar no desenvolvimento de habilidades das pessoas com o transtorno.
Após a apresentação, das 14h às 14h30, a palestra será dada por Patricia Lousada Villafanha, cirurgiã dentista, ondonpediatra, especialista em ortodontia, ondontologia hospitalar e psiconeuro odontologia. Ela irá falar sobre consulta e tratamento de autistas sem recorrer á sedação.
Sobre o mesmo assunto, Silvia Leme, mãe de Julia Leme, de 16 anos, irá dividir com a plateia a experiência que viveu com a filha quando ela teve sua primeira cárie e a ansiedade e preocupação com a possibilidade de ter que sedá-la para fazer o tratamento. Ela ressalta que encontrou dentistas que conseguiram estabelecer um vínculo com a filha, que atualmente adora ir ao consultório para ser cuidada. A ideia da Silvia é desconstruir essa visão de mãe guerreira e aprofundar a visão real de mães batalhadoras, como ela, que lutam por seus filhos com todas as dificuldades que enfrentam no dia-a-dia.
O depoimento seguinte será feito por Patricia Viana, mãe de Thiago Antonio Barreto Viana, de 15 ano, com o tema “De Cabeça para Baixo”. Logo depois, a palestrante é Tatiane Andrietta, pedagoga da PUC-Campinas que vai abordar os Desafios do Ensino Superior para os autistas.
A última palestra é da psicóloga e autista Luanda Rosa, cujo tema é “TEA na vida adulta e o alcance de novos patamares para o desenvolvimento”. Luanda vai abordar os critérios das avaliações do TEA, Transtorno do Espectro Autista, e as adaptações nas instituições de ensino e no trabalho por pessoas autistas.
Serviço
Ciclo de Palestras “Autismo ao Longo da Vida”
Data e horário: 11 de abril das 13:30 às 16:30
Local: Auditório da Prefeitura de Paulínia, na av. Pref. José Lozano Araújo, 1551 . Parque Brasil.
Cronograma:
13h30: abertura
13h40 às 14h: apresentação do ASA por profissionais do instituto
14h às 14h30: Consulta e Tratamento sem recorrer à sedação
Palestrante: Patricia Lousada Villafanha, cirurgiã dentista, ondonpediatra, ortodontia, odontologia hospitalar e pisconeuro odontologia
14h30 às 15h: Depoimento de Silvia Leme, mãe de Julia Leme de 16 anos (autista)
15h00 às 15h30: Depoimento de Patricia Viana, mãe de Thiago Viana de 15 anos (autista)
15h30 às 16h: Os desafios do ensino superior
Palestra de Tatiane Andrietta, pedagoga da Puccamp
16h00 às 16H15: TEA na Vida adulta e o alcance de novos patamares para o seu desenvolvimento
Palestra de Luanda Rosa , psicóloga e autista.
16h15 às 16h30: encerramento.