A artista indicada duas vezes ao Grammy Latino pelo trabalho com a banda “As Bahias e a Cozinheira Mineira” estreou sua carreira solo em 2021 com aclamado show em homenagem à Gal Costa
Assucena – Foto: Fernanda Tiné
A cantora e compositora baiana Assucena apresenta, pela primeira vez em Campinas, o show “Baby, te amo – Tributo à Gal Costa”, no dia 18 de agosto, no Brasuca, pelo projeto +CEDO. Neste show intimista em que homenageia a artista que mais influenciou sua formação, Assucena apresenta releituras de sucessos como Baby, Tigresa, Vapor Barato, Pérola Negra e Coração Vagabundo. A artista local Veri faz a abertura da noite e os ingressos estão à venda por R$30.
“Homenageio Gal por eu ter feito de mim, uma mulher que medita a respeito de minha época, de meu corpo, de minha voz e que deseja cantar um Brasil com o propósito da memória, da formação da consciência e do reencontro com suas raízes, mas também de sua contemporaneidade”, conta a artista.
Depois de seis anos de muitas experiências e conquistas como uma das idealizadoras da banda “As Bahias e a Cozinha Mineira”, incluindo dois Prêmios da Música Brasileira e duas indicações ao Grammy Latino, Assucena estreou sua carreira solo em 2021 com “Rio e também posso chorar”, para celebrar as cinco décadas de lançamento do icônico álbum Fatal – Gal A Todo Vapor. “Meu coração vagabundo finalmente achou morada numa expressão sincera e arrojada de uma de nossas maiores intérpretes. ‘Gal sempre me trata com choques elétricos…’, como bem disse Tom Zé. Ali, naquele ‘Vapor Barato’ eu pude aprender a ser visceral e ser delicada; pude ser guitarra e violão sincopado; pude ser a ‘Falsa Baiana’ de Geraldo Pereira, embora seja verdadeiramente uma baianíssima de um sertão que ainda espera ser mar”, revela a artista.
Assucena lançou em 2022 os primeiros singles da nova fase de sua carreira: a canção autoral inédita “Parti do Alto”; uma releitura-homenagem de “Ela”, gravada por Elis Regina há 50 anos. Neste momento, a artista está em estúdio preparando seu primeiro álbum solo, que será lançado em breve, com produção musical assinada por Pupillo Rafael Acerbi, e direção artística da cantora Céu, ao lado da própria artista. Assucena lançou o primeiro single do álbum, “Menino Pele Cor de Jambo”, em novembro de 2022, e o segundo single, “Nu”, em março de 2023.
Enquanto se prepara para a produção deste trabalho que marca um momento especial em sua trajetória artística, já que será seu primeiro álbum solo, ela conta que seguirá reverenciando a memória da artista que mais influenciou sua formação. “Perdemos um cristal divino e profano que atravessou os gêneros da canção brasileira. Tenho o compromisso de zelar por esse monumento da cultura que é Gal Costa. Sem dúvida, uma das cantoras mais importantes de nossa história”, conclui Assucena.
SERVIÇO:
ASSUCENA em Baby, te amo – Tributo à Gal Costa
Quando: 18 de agosto, a partir das 19h.
O Brasuca Multicultural fica na Avenida Santa Isabel, 800, Barão Geraldo, Campinas/SP.