Início Educação “Atendimento humanizado” é tema de palestra para alunos do curso de cuidador...

“Atendimento humanizado” é tema de palestra para alunos do curso de cuidador da ETEP

Maria do Carmo afirmou que uma das noções mais importantes para um cuidador é o atendimento humanizado e a criação do vínculo com o paciente
Maria do Carmo afirmou que uma das noções mais importantes para um cuidador é o atendimento humanizado e a criação do vínculo com o paciente

Os 39 alunos do novo curso de geriatria oferecido pela ETEP (Escola Técnica de Paulínia) foram recebidos neste mês com uma primeira palestra na área. A “aula” foi ministrada pela enfermeira Maria do Carmo Costa Oliveira, diretora do Departamento de Geriatria da Secretaria da Saúde de Paulínia.

Ela explicou como funciona o atendimento a idosos e a pessoas que precisam de cuidados especiais no município.

O curso de cuidador começou no final do mês passado com 39 alunos, que tiveram que fazer uma prova com 65 inscritos. As aulas acontecem na própria escola no período da manhã e são voltadas para cuidados para todas as idades. A carga horária é de 300 horas.

Maria do Carmo afirmou que uma das noções mais importantes para um cuidador é o atendimento humanizado e a criação do vínculo com o paciente. O carinho, a atenção e o respeito também são pontos fortes para a profissão, uma das de maior demanda atualmente.

Durante a palestra, uma consulta feita aos alunos apontou que a maioria deles afirmou buscar a formação para desempenhar uma nova profissão.

 

Centro de Geriatria

No Centro de Geriatria de Paulínia são oferecidos diversos atendimentos à população. O “Centro Dia” atende a 25 idosos de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h. Eles passam o dia no local e recebem todos os cuidados, de médicos a alimentação balanceada.

Já os moradores da RLP (Residência de Longa Permanência) são 35, que também recebem total atendimento, além de morar no espaço. O centro também tem o “Saúde em Casa”, que tem 387 pacientes que recebem algum tipo de atendimento a domicílio.