Início Esportes Atletas de Paulínia conquistam medalhas no Open Internacional Caixa Paraolímpico

Atletas de Paulínia conquistam medalhas no Open Internacional Caixa Paraolímpico

Caique Palma de Souza (classe T54) de apenas 16 anos faturou a prata no triciclo Open Caixa
Caique Palma de Souza (classe T54) de apenas 16 anos faturou a prata no triciclo Open Caixa

Os atletas Paulinenses Caique Palma de Souza e Agnaldo Francisco da Silva conquistaram quatro medalhas de grande importância para Paulínia no último Open Internacional Caixa Paralímpico, realizado nos dias 24 e 25 de abril na pista de atletismo do Conjunto Esportivo Constâncio Vaz Guimarães no Ibirapuera em São Paulo.

A competição organizada pelo CPB (Comitê Paralímpico Brasileiro) trouxe para São Paulo paratletas de 11 países e entre eles muitos campeões mundiais e paralímpicos elevando assim o nível técnico das provas que foram bem disputadas.

Nossos valorosos atletas não mediram esforços na busca por melhores marcas e superam das dificuldades. Caique Palma de Souza (classe T54) de apenas 16 anos e enfrentando atletas adultos não se intimidou e disputou cada prova roda a roda em sua nova cadeira de competição fornecida pela Prefeitura Municipal de Paulínia em conjunto com a Secretaria de Esportes e Recreação e mesmo ainda não estando totalmente adaptado a mesma conquistou a medalha de prata nos 100 metros em cadeira de rodas com o tempo de 19s52 e mesmo sendo quarto colocado nos 400 metros em cadeira de rodas conseguiu superar a sua marca na prova fazendo 1m18s48 e melhorando a marca nacional na categoria Estudantil Paralímpico; seu tempo anterior era de 1m19s00.

Já o paratleta Agnaldo Francisco da Silva (classe T13) deficiente visual conquistou para Paulínia 3 medalhas sendo duas de prata e uma de bronze. Nos 100 metros rasos perdeu apenas para o Australiano Chad Perris medalhista paralímpico em Londres. Agnaldo fez o tempo de 11s97 e Chad terminou a prova com 11s29. Nos 200 metros rasos Agnaldo foi prata com o tempo de 24s73 e nos 400 metros rasos fechou com o tempo de 57s43 sendo medalha de bronze. Vale destacar que com os tempos dos 100 e 200 metros rasos Agnaldo conseguiu o índice e a classificação para participar do Campeonato Brasileiro Paralímpico da Caixa.

Os paratletas compõe hoje a equipe da SER (Secretaria de Esportes e Recreação) da Prefeitura Municipal de Paulínia e são filiados a AAPA (Associação de Atletismo de Paulínia) sendo treinados pelos professores da SER Ricardo Alves e Sônia Simone Russo tendo ambos o suporte do técnico Heliton Fernandes Costa de Carvalho (Gibi) que presta serviços pela Ergoquali parceira da SER junto a Prefeitura.