Início Empresarial Atuação da Braskem no Polo Petroquímico de Paulínia reforça sua liderança nas...

Atuação da Braskem no Polo Petroquímico de Paulínia reforça sua liderança nas Américas

Além de colaborar para o progresso econômico da região, a petroquímica empenha-se em contribuir para o desenvolvimento social da cidade

No Dia da Indústria, petroquímica ressalta relevância estratégica da região

Em maio celebra-se o Dia da Indústria, setor que abrange diversos tipos de produção. Fundamental para o crescimento da economia e o desenvolvimento da sociedade, o segmento petroquímico é responsável pela transformação de subprodutos do petróleo, como a nafta e o gás natural, em materiais de uso industrial ou em produtos finais destinados ao consumidor.

Com produção anual superior a 20 milhões de toneladas, a Braskem é a maior petroquímica das Américas e ocupa a quinta posição no mundo em capacidade produtiva de resinas termoplásticas e petroquímicos básicos. É, também, fabricante mundial de biopolímeros, com capacidade anual de 200 mil toneladas de produção do Plástico Verde I’m green™, polietileno produzido a partir da cana-de-açúcar, de origem 100% renovável.
Na busca por estabelecer suas unidades industriais em regiões estratégias, a Braskem chegou à Paulínia em 2008. A unidade de polipropileno (PP 3) é reconhecida como uma das mais modernas do Brasil por contar com tecnologia de ponta. Atualmente, a PP 3 é capaz de produzir 380 mil toneladas de polipropileno, resina termoplástica usada na fabricação de diversos produtos, como: embalagens, copos plásticos, brinquedos, material hospitalar esterilizável, autopeças, entre outros.
Empenhada em contribuir para o desenvolvimento local, a atuação da Braskem tem forte impacto econômico para a região. A empresa registrou no primeiro trimestre de 2017 um novo recorde de EBITDA na ordem de R$ 3,6 bilhões. Os resultados comprovam a consistente implementação da estratégia de negócios da Braskem. Como destaque, a taxa de ocupação das plantas industriais ficou, em média, acima de 95% em todas as regiões onde a Companhia atua, confirmando a excelência operacional na gestão dos ativos.
Além de colaborar para o progresso econômico da região, a petroquímica empenha-se em contribuir para o desenvolvimento social da cidade. Para isso, a Braskem apoia o Instituto Fábrica de Florestas (IFF), que prevê a produção de mudas de árvores nativas no Projeto Viveiro Escola, em operação no Jardim Botânico “Adelelmo Piva Junior”. Além disso, a companhia também contribui com o projeto Escola de Bicicross, que oferece aulas totalmente gratuitas para crianças e adultos entre 6 e 29 anos por meio da Lei Paulista de Incentivo ao Esporte.
“A Braskem tem como propósito melhorar a vida das pessoas por meio da química e do plástico, a busca constante por uma atuação sustentável e que contribua para o desenvolvimento das regiões em que atua é parte fundamental disso”, reforça Flávio Chantre, gerente de Relações Institucionais da Braskem.