Início Paulínia Avenida Antônio Batista Piva terá “lombofaixas”

Avenida Antônio Batista Piva terá “lombofaixas”

Uma das lombofaixas será instalada nas proximidades da escola Yolanda Tiziani Pazetti
Uma das lombofaixas será instalada nas proximidades da escola Yolanda Tiziani Pazetti

A avenida Antônio Batista Piva, que dá acesso à região do Monte Alegre, em Paulínia, terá três “lombofaixas” em pontos estratégicos de maior tráfego de pessoas, onde a velocidade deve ser reduzida para 30 km/h.

A primeira será instalada em frente à escola de ensino infantil Ferdinando Viacava. A segunda será na área da UBS (Unidade Básica de Saúde) do bairro, enquanto a terceira ficará na escola Yolanda Tiziani Pazetti.

A “lombofaixa” é diferente de uma lombada comum. Ela tem 3,60 metros de largura e 10 centímetros de altura, e serve de faixa de pedestre, enquanto a mais usada tem 1,50 de largura e oito centímetros de altura.

No projeto desenvolvido pela Prefeitura de Paulínia, em cada lombofaixa haverá acesso para usuários de cadeira de rodas e piso tátil para cegos. Placas de advertência aos motoristas serão instaladas antes do obstáculo.

Para a implantação das “lombofaixas”, foram adotados critérios técnicos, como a velocidade local, de acordo com as regras atuais de trânsito previstas pelo Denatran (Departamento Nacional de Trânsito).

 

Outros pontos

Ainda na avenida Antônio Batista Piva, no cruzamento com a Osvaldo Piva, a prefeitura vai instalar uma lombada convencional, só no sentido bairro/centro, com o objetivo de reduzir a velocidade a 20 km/h e evitar acidentes.

O mesmo será feito na avenida Brasília, no cruzamento com a avenida Osvaldo Piva, só no sentido bairro/centro. Uma lombada convencional ficará no local para reduzir a velocidade dos motoristas e evitar acidentes.

De acordo com a Secretaria Municipal dos Transportes, as lombadas ficarão no local até se verificar novas possibilidades de controlar a velocidade dos motoristas nas vias –algumas das mais importantes da cidade.

Entre as ações, a prefeitura estuda a implantação de lombadas eletrônicas, onde o motorista, ao passar por determinado trecho, poderá ser informado por meio de aviso luminoso a velocidade que cruzou o local.