O prefeito de Paulínia, Edson Moura Júnior, participou de uma reunião de trabalho com o atleta que é considerado pela crítica especializada o melhor skatista do mundo, o brasileiro Bob Burnquist. No encontro foi debatido a construção de um Parque Temático de Esportes Radicais. Outro tema que entrou na pauta foi a criação de um projeto social voltado para ensinar moradores interessados em aprender a andar de skate. O encontro ocorreu na tarde de quarta-feira (13), com a participação do Secretário de Esportes e Recreação Marcos Bortoloti.
Moura Júnior explicou que o espaço deverá ser instalado no Parque Brasil 500, como parte de um complexo voltado à cultura, entretenimento, esportes, lazer e comércio. Outro projeto discutido na reunião foi a construção de pistas para práticas de skate e esportes radicais em pontos estratégicos da cidade. O objetivo é contar com participação do maior número de pessoas. Os circuitos serão projetados para atender iniciantes, skatistas de nível médio e profissionais.
De acordo com o prefeito, os esportes radicais também podem ser uma alternativa para a inclusão social e de integração entre a comunidade.
“Quero promover a cidadania e o lazer de qualidade entre os paulinenses. A prática do skate é mais um caminho para alcançarmos este objetivo. Além disso, muitos jovens não gostam de
futebol, vôlei ou basquete. No entanto, podem se interessar muito pelo skate”, disse.
Para Bortoloti, a implantação de um projeto de skate em Paulínia irá somar forças aos trabalhos já desenvolvidos pela sua pasta. Ele disse que Bob é uma referência no esporte e como cidadão. “Sabemos que os jovens se espelham em seus ídolos. O contato direto com um atleta como o Bob acaba servindo de espelho para muita gente. A prática do esporte sempre deve estar associada com a formação de bons cidadãos”, afirmou.
Melhor do Mundo
Bob explicou que pessoas de todas as idades, com os equipamentos necessários e a orientação adequada, podem aprender a andar de skate. Ele também disse que está empolgado com a ideia de ajudar moradores de Paulínia a andar de skate.
“Sei que em Paulínia tem muita gente andando de skate, fazendo boas manobras. Com a minha experiência posso ajudar a melhorar a qualidade técnica e ensinar outros moradores. O skate representa também uma vida saudável, longe das drogas e de coisas que não fazem bem”, disse.