A inauguração do Parque da Amizade, sábado, 29, foi mais uma iniciativa social da Braskem, entre outras que já estão sendo planejadas para Paulínia, como a reciclagem de resíduos plásticos.
De acordo diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem, Jorge Soto, a empresa tem também como objetivo desenvolver um trabalho social com os catadores de materiais recicláveis. “Neste Parque foi utilizado o plástico madeira que era resíduo e graças a uma tecnologia desenvolvida por um cliente, conseguiu-se dar vazão a esse produto plástico, e com isso, aumentando a renda desse grupo de trabalho de catadores. Em Paulínia ainda não temos uma fábrica como essa de produtos plásticos, mas há um galpão de resíduos plásticos que está mapeado e que poderá vir a ser um parceiro nesse processo de reciclagem. Ele acrescenta: “Sem dúvida a parte de reciclagem está em nossos planos para Paulínia”.
A Política de Responsabilidade Social da Braskem define como foco de sua atuação nessa área a inclusão social, a educação ambiental e a promoção cultural, em alinhamento com o compromisso da empresa de contribuir para o desenvolvimento da das comunidades das quais participa. Além disso, valoriza e estimula as ações de voluntariado entre seus integrantes.
São vários os programas desenvolvidos pela Braskem. Entre eles estão o Lagoa Viva, o Cinturão Verde, os Núcleos de Defesa Comunitária, o Arte com Plástico, o Centro de Educação Ambiental Vila Pinto e os projetos de incentivo à cultura, tais como o Prêmio Braskem de Cultura e Arte, o Prêmio Braskem de Teatro , o Prêmio Octávio Brandão de Jornalismo Ambiental . Tais projetos visam abrir oportunidades e reconhecer novos talentos, além de valorizar a cultura tradicional das comunidades.
A implantação do projeto do Parque da Amizade iniciou em agosto de 2009 para atender cerca de 12 mil habitantes que vivem no entorno do parque. Os bairros contemplados são: Jardim Amélia, Jardim Leonor, Alto de Pinheiros, Morro Alto, Parque das Árvores e Chácara São Domingos.
Segundo o gerente da Braskem, Eduardo Carnaúba, a empresa estará acompanhando a gestão do Parque. “ Haverá o meu envolvimento pessoal e também das equipes que estarão aportando conhecimento para os responsáveis pela gestão do Parque contribuindo para manter a sustentabilidade desse investimento”.