Início Empresarial Braskem comemora 11 anos de atuação

Braskem comemora 11 anos de atuação

Em 2012, a unidade de Paulínia bateu o recorde de produção, aumentando sua capacidade de produção para 300 mil toneladas
Em 2012, a unidade de Paulínia bateu o recorde de produção, aumentando sua capacidade de produção para 300 mil toneladas

Unidade de Paulínia também celebrou neste ano os cinco anos de presença na região 

A Braskem completa 11 anos, com crescimento acelerado e conquistas estratégicas. Em sua trajetória, a Braskem fez importantes aquisições no Brasil e no mundo, como a da Quattor e dos negócios de polipropileno da norte-americana Sunoco Chemicals, em 2010. No ano seguinte, a aquisição dos ativos de polipropileno da também norte-americana Dow Chemical consolidou a posição da Braskem como a maior produtora de polipropileno dos Estados Unidos e uma das maiores do mundo.
Com 29 plantas industriais no Brasil, Braskem também comemorou neste ano os cinco anos de atuação da unidade de polipropileno, situada na cidade de Paulínia.  Essa unidade é reconhecida nacionalmente por ser uma planta moderna e se destacar pela flexibilidade logística no recebimento de propeno – matéria-prima para a produção do polipropileno – de diversas formas: marítimo, rodoviário e por dutos, contribuindo para facilitar o transporte desse insumo básico na região.
Em 2012, a planta bateu o recorde de produção, aumentando sua capacidade de produção para 300 mil toneladas. Para manter a estrutura da fábrica no mais alto grau de qualidade, a empresa emprega o total de 290 pessoas em Paulínia, entre 90 integrantes diretos e 200 terceiros. A preocupação da Braskem com a mão de obra qualificada na região também ganhou força durante estes anos. A empresa oferece para jovens talentos o ‘Programa de Formação de Operadores’, realizado em parceria com o SENAI-SP. Neste ano, 83 adolescentes do estado de São Paulo iniciaram no projeto que tem como objetivo capacitar futuros operadores para se desenvolverem profissionalmente na indústria química.
“Quando conheci a Tecnologia Empresarial Odebrecht (TEO), antes mesmo de a empresa ser Braskem, fiquei encantado com as propostas inovadoras e a história de superação, tendo como base a delegação planejada através da confiança nas pessoas. A minha intuição sinalizou um caminho de sucesso e estava certo, em 2002 ocorreu o grande marco desta trajetória com a fundação da marca Braskem, mas confesso que mesmo assim, fui surpreendido com a proporção que tudo alcançou e me sinto orgulhoso e privilegiado por fazer parte desta grande empresa hoje globalizada chamada Braskem”, relata Carlos Ricardo Hoffmann, integrante da PP 3.

 

Crescer de forma sustentável, com foco em excelência nas questões de saúde, segurança e meio ambiente, também é uma diretriz estratégica para a empresa. No período de 2002 e 2012, a Braskem reduziu 90% de redução da taxa de acidentes (com e sem afastamento) e tornou-se referência mundial no seu setor de atuação. No Brasil, a empresa é uma das referências na área de SSMA – Saúde, Segurança e Meio Ambiente, em razão dos altos padrões atingidos e resultados alcançados por todas as suas unidades, sendo também certificadas pelas normas ISO 9001 e 14001. Os indicadores de ecoeficiência da Braskem também apontaram em 2012 uma redução de 11% a geração de efluentes, 6% em consumo de água, e em 2% o consumo de energia. Os dados consolidados dos últimos 10 anos apontam que os avanços foram ainda mais significativos, com a diminuição de 39% na geração de efluentes e 11% no consumo energia. Já o consumo médio anual de água foi positivo também diante da indústria química mundial: 4,6 m³ de água por tonelada de produto produzido, contra 25,9 m³.