Início Empresarial Braskem compõe pela 5ª vez o Índice Carbono Eficiente e reforça compromisso...

Braskem compõe pela 5ª vez o Índice Carbono Eficiente e reforça compromisso com a redução de CO2

“Estar novamente na lista das empresas que compõem a carteira ICO2 só reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões de carbono”, disse Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem
“Estar novamente na lista das empresas que compõem a carteira ICO2 só reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões de carbono”, disse Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem

Petroquímica integra discussões internacionais e estabelece metas para a redução da emissão de gases de efeito estufa

A Braskem, maior produtora de resinas nas Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, foi escolhida pela quinta vez consecutiva para fazer parte da carteira do Índice Carbono Eficiente (ICO2) da BM&FBOVESPA, que agrupa empresas com boas práticas para redução das emissões, a fim de impulsionar uma economia de baixo carbono. Nos últimos seis anos, a petroquímica contabilizou 4,4 milhões de toneladas na emissão de gases do efeito estufa que foram evitadas, e trabalha para, até 2020, ser um relevante consumidor de energia de fonte renovável e um importante sequestrador de carbono devido ao uso de matérias-primas “verdes”. Meta que segue em consonância ao propósito do Brasil, apresentado na COP21, de reduzir em 43% as emissões de gases de efeito estufa até 2030.

“Estar novamente na lista das empresas que compõem a carteira ICO2 só reforça o compromisso da empresa com a redução de emissões de carbono. Desde 2009, quando publicamos o Manifesto Braskem de Mudanças Climáticas, estabelecemos objetivos claros para reduzir a intensidade das emissões de carbono pela empresa. Um exemplo é o desenvolvimento de produtos com menor pegada carbônica, assim como o apoio aos nossos clientes no desenvolvimento de soluções que reduzem as emissões de gases nas áreas de transportes, eficiência hídrica, agricultura e outros”, afirma Jorge Soto, diretor de Desenvolvimento Sustentável da Braskem.
O Índice Carbono Eficiente (ICO2) é uma inciativa conjunta entre a BM&FBOVESPA e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), que tem como objetivo incentivar as empresas emissoras das ações mais negociadas na Bolsa a aferir, monitorar e divulgar, de forma transparente, as emissões de gases efeito estufa (GEE). Com esse dado é gerado um indicador cuja performance será resultante de um portfólio balizado por fatores que incorporam, inclusive, questões relacionadas às mudanças climáticas. Para ponderação das ações das empresas componentes, o índice leva em consideração o seu grau de eficiência de emissões de GEE, além do free float (total de ações em circulação) de cada uma delas.