Início Empresarial Braskem e Condor desenvolvem kit de pintura com plástico pós-consumo

Braskem e Condor desenvolvem kit de pintura com plástico pós-consumo

Braskem e Condor desenvolveram o “Kit Sustentável Especial” de pintura, utilizando plástico pós-consumo

Parceria fecha ciclo de reciclagem dos baldes de tintas utilizados pelos mercados de gráficas e demarcação viária

Com o objetivo de promover iniciativas de valorização da cadeia da reciclagem de resíduos plásticos, por meio de sua plataforma Wecycle, a Braskem se uniu à empresa Condor, fabricante de materiais para pintura imobiliária e outros produtos, para desenvolver o “Kit Sustentável Especial” de pintura, utilizando plástico pós-consumo.

Trata-se do primeiro produto proveniente do reaproveitamento de embalagens plásticas de tintas gráficas e demarcação viária. Indicado para pinturas de paredes, superfícies lisas e acabamentos, o kit é composto por uma bandeja, um pincel, dois rolos de pintura e um suporte para fixação dos mesmos.

A parceria surgiu após estudo realizado pela Braskem, que identificou a necessidade de empresas fabricantes de tintas e gráficas em encontrar um destino adequado para embalagens descartadas, promovendo o reaproveitamento do material a um custo competitivo. A partir daí, através da Plataforma Wecycle, as embalagens descartadas passaram a ser coletadas para a reciclagem e produção de resina de polipropileno pós-consumo.

Atualmente, a Braskem coleta cerca de 5 mil embalagens descartadas por mês por empresas do segmento de tintas, mas a expectativa é duplicar a quantidade ainda neste ano. Com o que é coletado, a companhia fornece mensalmente duas toneladas de resina de polipropileno pós-consumo à Condor, podendo aumentar este volume de acordo com a demanda da empresa.

“A Condor é uma empresa que se preocupa com o meio ambiente e quer ajudar a amenizar o efeito do descarte incorreto de materiais. Por este motivo firmamos parceria com a Braskem. A cada mês recebemos cerca de duas toneladas de resinas que são geradas a partir de cinco mil baldes utilizados em demarcações viárias e gráficas na região sul e sudeste. Com este material, é possível produzir até seis mil kits de pinturas por mês”, enfatiza Daniel Coutinho, coordenador de Marketing da Condor Pincéis.

Por meio da plataforma Wecycle, criada em 2015, a Braskem busca fomentar negócios que valorizem os resíduos plásticos ao longo de toda a cadeia produtiva, contribuindo com ações a favor da reciclagem, do pós-consumo e do meio ambiente. A iniciativa já resultou na parceria com diversas organizações para o desenvolvimento de produtos, soluções e processos ligados à reaproveitamento do plástico.

“A Braskem se preocupa em criar soluções inovadoras para promover o desenvolvimento sustentável e atender às demandas de nossos clientes e da sociedade. A parceria com a Condor é um exemplo disso. Ao estudar o mercado, conseguimos propor uma solução para um dos desafios do setor e ainda criar um produto sustentável, fechando o ciclo. Iniciativas como esta reforçam nosso compromisso com a economia circular”, afirma Roger Marchioni, diretor do Negócio de Polipropileno da Braskem.

Artigo anteriorDia Internacional do Livro será comemorado em Paulínia
Próximo artigoPaulínia estreia em torneio de Vôlei Adaptado