Início Empresarial Braskem promove ação de economia circular durante o SPFW N46

Braskem promove ação de economia circular durante o SPFW N46

Empenhada em disseminar a importância da economia circular para o desenvolvimento sustentável da sociedade, a Braskem realizou a coleta seletiva de materiais descartados durante o São Paulo Fashion Week N46. Foram recolhidos, aproximadamente, 53m³ de resíduos, entre copos descartáveis, tampinhas, latas de ferro e alumínio, papelão e papel, e destinados para cooperativas de reciclagem parceiras da companhia. Para dimensionar a ação, o volume equivale a 25 mil garrafas PET de dois litros.
A economia circular é um novo conceito de processo produtivo que contempla a redução, a reutilização, a recuperação e a reciclagem de materiais, formando um ciclo sustentável desde a produção até a reinserção a um novo processo produtivo. Para isso, são aplicados critérios para a seleção de matérias-primas, maiores cuidados com os resíduos de produção, até o design dos produtos e a reutilização dos resíduos pós-consumo em um novo ciclo produtivo.
A ação promovida pela Braskem teve ainda o objetivo de estimular o “resíduo zero”, conceito que busca engajar o planejamento e gerenciamento de resíduos para que apenas o que for considerado “rejeito”, ou seja, que não pode ser reciclado, vá para o aterro sanitário. Entre os benefícios promovidos por iniciativas como esta, estão a preservação ambiental, o estimulo à economia circular e o aumento de renda para as cooperativas de reciclagem.
Com o objetivo de agregar valor ao material feito a partir de resina reciclada, a Braskem criou, em 2015, a plataforma Wecycle, que combina a necessidade de descarte adequado com a demanda do mercado por matérias-primas sustentáveis. A ação busca desenvolver negócios e iniciativas para a valorização de resíduos plásticos por meio de parcerias, trazendo confiabilidade e qualidade ao desenvolvimento de produtos, soluções e processos que envolvam todos os elos da cadeia do plástico, fomentar negócios e iniciativas que envolvam a reciclagem.
Fabiana Quiroga, diretora da área de reciclagem e da plataforma Wecycle, explica que é importante mostrar para as pessoas o seu papel neste ciclo. “A separação de resíduos para descarte adequado e a coleta seletiva são ações que já estão presentes no nosso dia a dia. Gostaríamos de apresentar ao público o quanto é importante o engajamento de todos no descarte correto, ressaltando o valor que os materiais podem ter se descartados corretamente, sendo transformados em novos produtos”, afirma.
Com esta proposta, a ação da Braskem no SPFW buscou demonstrar que, se destinado corretamente, o resíduo gerado durante o evento pode se tornar um novo produto, dando origem. “Esta nova forma de pensar os processos produtivos e os hábitos de consumo busca trazer equilíbrio e racionalidade a cada fase do ciclo, minimizando o impacto das atividades das empresas e da sociedade ao meio ambiente”, comenta Fabiana.
Ainda para reforçar a pluralidade da aplicação plástica e valorizando a cadeia produtiva onde está inserida, a Braskem se uniu à PatBo em um Desafio de Moda, que propôs a estudantes de cinco faculdades uma imersão no ateliê de Patrícia Bonaldi para a criação de peças utilizando tecido de polipropileno como matéria-prima. O look vencedor compôs a coleção apresentada pela estilista no SPFW. “Este é o terceiro ano que participamos do SPFW com propostas que agregam inovação e sustentabilidade, demonstrando o potencial do plástico para o desenvolvimento de novas soluções”, explica Ana Laura Sivieri, gerente de marketing institucional da Braskem.

Braskem define iniciativas a favor da Economia Circular
Maior produtora de resinas plásticas das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, a Braskem, definiu uma série de iniciativas globais para impulsionar a Economia Circular na cadeia de produção de produtos transformados plásticos. Intitulado “Posicionamento da Braskem em Economia Circular”, o documento define iniciativas para o desenvolvimento de parceiras com os clientes na concepção de novos produtos para ampliar e facilitar a reciclagem e a reutilização de embalagens plásticas, especialmente as de uso único. Ele contempla ainda o avanço de investimentos em novas resinas de origem renováveis, como o Plástico Verde feito à base de cana-de-açúcar, e o apoio a novas tecnologias, modelos de negócios e sistemas de coleta, triagem, reciclagem e recuperação de materiais.
As iniciativas também englobam a promoção o engajamento de consumidores a programas de reciclagem por meio de ações educacionais de consumo consciente, o uso de ferramentas de avaliação de ciclo de vida e o apoio a ações para melhoria do gerenciamento de resíduos sólidos a fim de prevenir o descarte de lixo nos mares.
A Braskem se compromete também a reportar os progressos dessas iniciativas em seu Relatório Anual. Para conhecer o “Posicionamento da Braskem em Economia Circular”, acesso o seguinte link: www.braskem.com/economiacircular