Companhia amplia a discussão e iniciativas sobre o tema
A discussão sobre a importância do cuidado consigo mesmo é sempre tema dentro das unidades da Braskem, maior produtora de resinas termoplásticas das Américas. Para alcançar uma produção anual superior a 16 milhões de toneladas de petroquímicos e químicos intermediários, a empresa coloca entre suas prioridades a atenção com cada colaborador e promove anualmente uma semana de atividades voltadas para o tema, a “Semana da Saúde”.
Este ano, a ação teve como tema principal “saúde emocional”, que aborda questão relacionadas à depressão e ansiedade, além de outros distúrbios. A programação contou com duas palestras, a primeira focada no tema principal e a segunda sobre doenças cardiovasculares, além da distribuição de brindes e massagens relaxantes. Ao todo, a iniciativa abrangeu cerca de 4.500 integrantes e terceiros, das unidades industriais localizadas em Paulínia, Cubatão e Grande ABC.
“A Semana da Saúde busca sempre conscientizar nossos integrantes e terceiros a respeito de um tema relevante para o momento. Identificamos que saúde emocional traria um debate importante e tivemos boa abertura para trabalhá-lo. Envolvemos as lideranças da empresa para engajar suas equipes a participar e o resultado foi além do esperado”, afirma Douglas Tavares de Araújo, Coordenador de Higiene e Segurança Ocupacional da Braskem.
Fora a Semana da Saúde, a Braskem busca manter ativa a discussão sobre hábitos saudáveis na empresa diariamente, por meio de ações como o acompanhamento médico regular. Conforme a regulação trabalhista do Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional (NR 7), a empresa realiza exames médicos periódicos em todos os seus integrantes.
Após a realização dos exames periódicos, a Braskem consegue identificar os colaboradores que possuem fatores de risco como sobrepeso, sedentarismo, colesterol alto e diabetes, e os convida a participar de um monitoramento mais próximo, realizado por meio de uma consulta clínica de acordo com a necessidade da pessoa.
Luta contra a balança
Para ampliar a conscientização para fora da unidade, a Braskem criou um game que estimula a mudança de comportamento. A ação é inspirada na mecânica do UFC (Ultimate Fighting Championship), mas a luta ocorre fora do octógono, no dia a dia de cada um, combatendo os próprios hábitos e desafiando um dos inimigos mais temidos: a balança. Para a competição, os participantes são divididos em equipes e precisam acumular pontos em atividades individuais ou em grupo.
Em 2016, 230 integrantes formaram 46 equipes e se comprometeram a melhorar a saúde – 35% a mais de engajamento se comparado a 2015. Após a avaliação final, os funcionários somaram 15.730 horas de atividade física durante os 210 dias de competição, média de mais de 30 minutos diários de atividade para cada um dos participantes inscritos. Além disso, cada integrante realizou exercícios físicos com, no mínimo, três amigos ou familiares diferentes, compartilhando os benefícios de uma vida longe do sedentarismo.
Cardápio saudável
Com o crescimento do UFC Saúde, a Braskem entendeu que o cardápio do restaurante oferecido aos funcionários precisaria ser reavaliado para continuar estimulando que todos adotassem uma alimentação saudável. Após a avaliação de uma nutricionista, a empresa passou a oferecer uma opção saudável de guarnição todos os dias, identificada para que todos observassem como fazer a troca.
“Todos os dias, servimos cinco tipos de salada, uma opção de sopa, arroz integral, duas guarnições – uma identificada como a opção saudável – e três proteínas. O cardápio contempla também as opções tradicionais, como arroz e feijão, mas não servimos frituras. Além disso, oferecemos sempre uma sobremesa leve, como frutas e gelatina, doces mais calóricos, como pudim, são oferecidos apenas uma vez por semana”, explica Araújo.