Início Empresarial Braskem registra recorde de produção do Rio Grande do Sul

Braskem registra recorde de produção do Rio Grande do Sul

A produção da Unidade, somada de eteno, propeno, butadieno, gasolina e MTBE foi de 3.437.624 toneladas no ano, superando em 220 mil toneladas o recorde anterior
A produção da Unidade, somada de eteno, propeno, butadieno, gasolina e MTBE foi de 3.437.624 toneladas no ano, superando em 220 mil toneladas o recorde anterior

Planta também alcançou melhor indicador de performance desde o início das operações

A Braskem, maior petroquímica das Américas e líder mundial na produção de biopolímeros, registrou, em 2015, recorde de produção em sua Unidade de Petroquímicos Básicos de Triunfo (RS). A companhia também alcançou os melhores indicadores de desempenho desde o início das operações, há mais de 30 anos.

A produção somada de eteno, propeno, butadieno, gasolina e MTBE foi de 3.437.624 toneladas no ano, superando em 220 mil toneladas o recorde anterior. Só o eteno, principal matéria-prima para a indústria do plástico, teve produção de 1.242.814 toneladas – a maior marca era de 2006, quando foram fabricadas 1.209.903 toneladas. “O resultado é uma soma da excelente performance industrial com a atuação das demais áreas, a destacar as áreas da comercial, planejamento e logística. Não teríamos alcançado estes resultados sem a mobilização, a sinergia e o comprometimento das equipes, que tornaram um ano que se mostrava desafiador em um ano referência em todos os aspectos”, afirma o diretor industrial, Nelzo Luiz Neto da Silva.
A confiabilidade das unidades fabris foi determinante para a máxima performance. Em 2015, a taxa de ocupação das plantas na produção de eteno foi de 97,60%. Cerca de 60 mil toneladas de eteno foram exportadas para a Ásia e a Europa para abastecer mercados que tiveram paradas para manutenção, planejadas ou não. Este volume foi em torno de cinco vezes superior ao normalmente exportado e reflete a atuação da área Comercial na conquista destas oportunidades. A estratégia de logística hidroviária foi essencial no escoamento da produção para os respectivos mercados.
Ao mesmo tempo em que aumentou a produção, a unidade da Braskem obteve melhores resultados de indicadores de performance, como eficiência energética, perda de materiais e de consumo d’água nos seus processos produtivos. Estes índices refletem os investimentos realizados ao longo do tempo em tecnologia e manutenção dos ativos e o esforço de gestão das equipes operacionais, de processo e de manutenção. “Comemoramos especialmente esses resultados por impactarem diretamente na preservação e uso responsável dos recursos naturais, que é um importante valor para a Braskem”, afirma Silva.

Sobre a Braskem

Controlada pela Organização Odebrecht, a Braskem é a maior produtora de resinas termoplásticas das Américas, com capacidade anual de produção de mais de 16 milhões de toneladas de resinas e outros produtos petroquímicos básicos. Com faturamento de R$ 53 bilhões, é a maior produtora mundial de biopolímeros – polietileno derivado do etanol de cana-de-açúcar (Plástico Verde), com capacidade de 200 mil toneladas anuais. Com o propósito de melhorar a vida das pessoas, criando as soluções sustentáveis da química e do plástico, a Braskem atua em mais de 70 países, conta com cerca de 8 mil integrantes e opera 36 unidades industriais, localizadas no Brasil, EUA e Alemanha. Lidera ainda a construção de um complexo industrial petroquímico no México, em parceria com a mexicana Idesa, cujo investimento é avaliado em cerca de US$ 5,2 bilhões.
Procure pela Braskem nas redes sociais: facebook.com/BraskemSA; linkedin.com/company/Braskem e twitter.com/BraskemSA.