
Dia 13 de dezembro é considerado um marco na cultura brasileira. Dia de aniversário de nascimento de Luiz Gonzaga, o Rei do Baião, responsável por difundir o forró pelo mundo, até então limitado ao sertão nordestino.
As canções que falam de luta, fé, amor e superação são verdadeiros hinos ecoados por gerações de forrozeiros, que encontram alento e esperança em cada verso. Cada toque na zabumba faz tremer o coração, Os acordes da sanfona correm e esquentam dentro das veias e o tilintar do triângulo, que arrepia, preenche a alma e a existência de quem ama esse ritmo tão pura e genuinamente brasileiro.
O Brasuca se orgulha de ser a maior casa a resistir, difundindo o pé de serra, no interior de São Paulo. “Temos orgulho de viver para o forró, por amor ao forró, entregando o que a cultura tem de melhor. É para isso, que existimos e resistimos! “, reforça o empresário Estéfano Bespalec Júnior.
O forró “moderno” ganhou os holofotes, com bandas como Falamansa e Rastapé, em meados dos anos 2000, na roupagem conhecida como forró universitário. Já são mais de 20 anos que a moda passou e o que ficou é a pura paixão. Devoção para muitos!
A maior casa multicultural de Campinas apresenta brasilidades ao público desde sua abertura, mas o forró tem seu cantinho especial. Todo domingo, sagradamente, há a presença de artistas e bandas renomadas, assim como trios tradicionais, que atraem o público mais fiel. De forrozeiros de décadas, a pessoas que estão descobrindo a riqueza do forró pé de serra pela primeira vez, o encantamento é nítido em cada olhar.
“Forró é mais que um ritmo musical. Forró é mais que coisa de nordestino, por isso, dedicamos anos de planejamento e entrega aos forrozeiros de Campinas e região. Numa rápida conversa, pelo salão, identificamos pessoas de várias cidades e até de outros estados, que em passagem pela região, fazem questão de conhecer a casa. O público do Sul de Minas também é fiel”, comenta o curador artístico Diego Leandraujo.
E para celebrar a data especial, Estéfano e Diego prepararam uma programação diferenciada para a semana. Nesta quarta-feira, 14, teremos a Roda de Forró do Forró Di Casa, que convida Enok Virgulino e os meninos do Severina, Anderson Berny e Fernando Lavra. Nas pickups todo carisma e expertise do Dj O’Rosa, que não deixa a pista esfriar e traz uma pesquisa especial sobre a data. Além das melhores de Luiz Gonzaga, ele garante tocar forró de diversos estilos, como coco e xaxado.
Na última semana, em parceria com a Prefeitura de Campinas, o Brasuca realizou o evento ‘Viva o Baião’, em um dos locais mais conhecidos da cidade. Artistas locais se apresentaram no feriado municipal, levando música, alegria e muito forró, no evento totalmente gratuito, na concha acústica, na Lagoa do Taquaral. A parceria bem sucedida promete mais frutos para 2023.
E para encerrar a programação do ano, ainda teremos Trio Nordestino, no Forró de Domingo, de 18 de dezembro. No dia 23, faremos o último do ano, numa mega festa, com mais de 10 horas de forró, com Erivaldinho, Duka Santos, Bastião, Valentina Guíllen e os Djs Callopes, Bulldog e Dj Jad fechando a noite e o ciclo.
Que 2023 chegue com muita saúde, prosperidade, saúde e forró para todos, são os votos de toda a equipe do Brasuca Multicultural.
Serviço:
Roda de Forró do Forró Di Casa convida Enok Virgulino, Anderson Berny e Fernando Lavra
Quando: 14 de dezembro, a partir das 20h.
Forró de Domingo com Trio Nordestino
Quando: 18 de dezembro, a partir das 18h. (aula de forró)
Ingressos: https://brasucabar.com.br/forro-de-domingo-com-trio-nordestino-dj-callopes-2/
Forró Especial de Natal, com Duka Santos, Erivaldinho, Bastião e Valentina
Quando: 23 de dezembro, a partir das 19h.
O Brasuca fica na Avenida Santa Isabel, 200 Barão Geraldo, Campinas/SP.