Início Saúde Caism suspende internação de novas gestantes e recém-nascidos

Caism suspende internação de novas gestantes e recém-nascidos

O Hospital da Mulher da Unicamp informou na quinta-feira, 20, a interrupção por tempo indeterminado da internação de novas gestantes e/ou de recém-nascidos.
De acordo com a direção do hospital, a medida se deve à persistente superlotação das unidades obstétricas e neonatais do Hospital, que, desde o dia 6 de dezembro, apresentam taxas de ocupação muito acima de 100%, chegando a picos de 140%, como ocorreu com a UTI Neonatal no dia 16, domingo.
Em nota, a direção do hospital destacou que a UTI Neonatal do Caism tem 18 pacientes internados, o que corresponde a 120,0% de ocupação. A Unidade de Cuidados Intermediários está com 15 recém-nascidos, 100% de ocupação. Esse quadro irá se agravar nas próximas horas, dado que há 10 pacientes em trabalho de parto no Centro Obstétrico, duas delas com 27 semanas de gestação; outra com 25 semanas. Esses três recém-nascidos demandarão internação na UTI Neonatal, elevando a ocupação para 140% novamente.
Segundo o Caism, o problema tem sido informado regularmente aos órgãos públicos responsáveis pela regulação da oferta de serviços de saúde na Região Metropolitana de Campinas, como o DRS-7, a Secretaria Municipal de Saúde e a Central de Regulação da Oferta de Serviços de Saúde (CROSS). Mesmo assim, o Caism tem recebido da própria CROSS encaminhamentos frequentes de gestantes de alto risco para internação, sempre sob a condição de “vaga zero”, ou seja, sob a obrigação legal de acolhe-las.

Artigo anteriorHospital Samaritano Paulínia implanta laboratório próprio de análises clínicas
Próximo artigoRodovias da região terão cronograma especial de obras