Início Região Calçadas fora do padrão podem oferecer riscos

Calçadas fora do padrão podem oferecer riscos

As calçadas devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática
As calçadas devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática

Observe como é comum encontrar calçadas em condições precárias, que atrapalham ou até impedem a circulação dos pedestres. Basta caminhar um pouco pelas cidades para encontrar diversos problemas, como: buracos, pedras e pisos soltos, degraus, desníveis ou saliências, piso escorregadio, irregular ou trepidante, raízes expostas de árvores inadequadas, veículos em cima do passeio, materiais de construção, entulho, lixo, produtos de lojas em exposição, vendedores ambulantes, ou ainda equipamentos urbanos mal localizados.

As calçada que estão fora do padrão ou que não recebem manutenção e reparos, pode oferecer risco para o pedestre e em caso de acidentes, o proprietário pode arcar com despesas médicas do acidentado e até receber multas do governo municipal.
As calçadas devem ter superfície regular, contínua, firme e antiderrapante em qualquer condição climática, executados sem mudanças abruptas de nível ou inclinações que dificultem a circulação dos pedestres.
Observe os níveis dos vizinhos, para que haja concordância entre os níveis das calçadas já executadas, desde que estas também estejam em conformidade com a inclinação descrita acima.
As tampas das concessionárias (rede de água, esgoto e telefonia) devem ficar livres para visita e manutenção. O piso construído na calçada não poderá obstruir estas tampas, nem formar degraus ou ressaltos com elas.
Atenção: nenhum degrau poderá ser feito na calçada! As rampas para acesso de veículos ou demais nivelamentos entre a calçada e a edificação deverão ser acomodados na parte interna do terreno.
É proibido por lei, construir rampas para veículos na faixa da calçada, porque atrapalham a circulação dos pedestres, principalmente aqueles com dificuldade de locomoção.
Experiências demonstram aumentos de até 30% nas vendas, após a recuperação das calçadas em regiões comerciais, pois o piso regular e seguro atrai inclusive aqueles clientes que pretendem consumir, mas têm dificuldade de se locomover, como idosos, pessoas com deficiência, gestantes e obesos.

Artigo anteriorNatal das Luzes é sucesso atraindo 50 mil pessoas
Próximo artigoUm terço dos imóveis vendidos é pago à vista