Início Política Câmara aprova projeto “Rua do ciclismo”

Câmara aprova projeto “Rua do ciclismo”

Vias da cidade serão fechadas para o esporte

A Câmara de Paulínia aprovou na última quinta-feira (13) o projeto “Rua do ciclismo”, do vereador Pedro Bernarde (Cidadania). O projeto determina que em dois dias da semana, trechos de ruas e vias sejam destinados exclusivamente a ciclistas e pedestres, das 6h às 9h, e a partir do final da tarde, das 17h às 22h.Para que o projeto vire lei precisa agora da sanção do prefeito Du Cazellato.

“Após realizarmos algumas pesquisas em nossa cidade e de conversarmos com pessoas que praticam ciclismo, detectamos a necessidade de destinar um local adequado e de promover uma política pública que garanta mais segurança! Ouvi relatos de acidentes com ciclistas que poderiam ter sido evitados caso houvesse um projeto semelhante implantado em nossa cidade! Além disso, sabemos que em nossa região metropolitana existem municípios que já estão avançados nesse sentido e que colhem bons resultados dessa estratégia”, afirmou o criador do projeto.

Campinas é um dos municípios que adota a medida. Aos domingos e feriados, algumas avenidas centrais e do taquaral têm faixa destinada ao ciclismo.

Em entrevista ao Jornal Tribuna, o vereador Pedro Bernarde (CIDADANIA) deu detalhes sobre o projeto e a importância para a cidade.

Jornal Tribuna: Como surgiu a ideia do projeto?

O Projeto de lei ‘’Rua do ciclismo’’ faz parte de um conjunto de 23 ideias que apresentei como propostas durante minha campanha! Inclusive, é possível conhecer cada uma delas através do meu site www.pedrobernarde.com.br
Eu tenho uma forte conexão com a prática de esportes desde pequeno e acredito que o desafio dos centros urbanos não é apenas incentivar a prática de esporte, mas promover segurança e local adequado para que as pessoas possam de fato desfrutar de momentos de lazer e cuidar da saúde através de uma prática saudável e segura.
Após realizarmos algumas pesquisas em nossa cidade e de conversamos com pessoas que praticam ciclismo, detectamos a necessidade de destinar um local adequado e de promover uma política-pública que garanta mais segurança! Ouvi relatos de acidentes com ciclistas que poderiam ter sido evitados caso houvesse um projeto semelhante implementado em nossa cidade! Além disso, sabemos que em nossa região metropolitana existem municípios que já estão avançadas nesse sentido e que colhem bons resultados dessa estratégia.

Jornal Tribuna: Qual é o público-alvo desse projeto?

Num primeiro momento o projeto foi desenvolvido pensando especificamente no público dos ciclistas, mas à medida que nos aprofundamos nas pesquisas e na elaboração, percebemos que existia a possibilidade de moldar um projeto ainda mais relevante, que pudesse abranger ciclistas, corredores, pessoas que gostam de caminhar e até mesmo um público familiar. Estou convicto de que teremos resultados muito animadores através desse PL. Em resumo o projeto consiste em implementar uma política pública de aproximação entre esporte e segurança, criando “Ruas do Ciclismo” em que a administração pública poderá incentivar a prática de ciclismo para população nas vias e logradouros públicos. Os objetivos principais do Programa Rua do Ciclismo são dois: a) desenvolver e ordenar a prática de ciclismo pela população em geral b) assegurar à população, local seguro e adequado a essa prática;

Jornal Tribuna: O que a aprovação significa para você?
Para mim esse projeto tem um significado muito especial, afinal é o terceiro Projeto de lei aprovado em menos de um semestre de mandato. Mas do ponto de vista pessoal, posso dizer que ele é especial para também porque a partir dessa elaboração e contato com ciclistas da nossa cidade, decidi me envolver mais com esse esporte como forma de cuidar da minha saúde! Pode parecer algo pequeno, mas de fato tem um significado muito bacana, desenvolver um projeto de lei para beneficiar a cidade e no final das contas chegar à conclusão de que eu também aprendi muito nesse processo e fui inspirado através do meu contato com à população Paulinense.
Num contexto mais amplo, acredito que a aprovação desse projeto também é um sinal e resultado do meu trabalho e compromisso com cada eleitor que depositou seu voto em mim e em minhas propostas! Acredito que estou no caminho certo e posso afirmar que estou apenas no começo da minha jornada! Contem comigo e com a minha equipe!