Início Paulínia Câmara concede título de cidadão paulinense a João Batista Marinho

Câmara concede título de cidadão paulinense a João Batista Marinho

O título de cidadão é uma homenagem concedida a pessoas não nascidas no município, mas que são reconhecidas pelo trabalho desenvolvido em benefício da comunidade

A Câmara Municipal promove, na sexta-feira (dia 16), às 19h30, a sessão solene para entrega do título de cidadão paulinense a João Batista Marinho, mais conhecido como João Verdureiro. O evento, o primeiro do gênero este ano, será realizado no plenário do Legislativo.

Natural de Pouso Alegre (MG), onde nasceu em 17 de outubro de 1933, João Verdureiro é casado com Maria do Carmo Marinho. O casal possui onze filhos: Conceição Aparecida, Rosangela de Lourdes, Claudomiro Donizete, Roseli de Cássia, Adelir Aparecida, José Antonio, Ana Lúcia, Luciana, Mariana, João Carlos e Vânia Graziela, além de diversos netos e até um bisneto.

João Marinho mudou-se para Paulínia em 1952, época em que foi morar na antiga colônia da Rhodia, onde trabalhava na lavoura. Depois, foi morar no Sítio Santa Adélia, em Betel, na condição de meeiro e, para completar a renda, passou a vender frutas, legumes e verduras colhidas no local.

No início da década de 70 deixou o sítio e passou a residir na cidade, onde continuou se dedicando à venda de hortifrutis de porta em porta com uma carroça até que, em 1972, abriu a quitanda Santa Lúcia. Mesmo assim não abandonou os fregueses dos bairros, a quem passou a servir com João Verdureiro está em Paulínia desde 1952uma caminhonete até 1981, a partir de quando se dedicou ao cultivo de hortas e comércio dos produtos em feiras.

O homenageado participou ativamente da construção da Igreja de Santo Antônio, no Jardim Planalto e atualmente tem participação ativa nas Igrejas São Bento e Matriz Sagrado Coração, ajudando nas comunidades quando da realização de festas e outros eventos.

Autor do projeto que concedeu o título de cidadania, o vereador Custódio Campos (PT) justificou a homenagem destacando que João Verdureiro “é um orgulho para a cidade de Paulínia, pois juntamente com sua esposa criou e educou onze filhos, enfrentou dificuldades sem desanimar e em toda parte é reconhecido por sua integridade e honestidade”.