Unidades deverão ter vagas de estacionamento exclusivas e rampas de acesso para alunos com deficiência ou mobilidade reduzida
A Câmara Municipal de Paulínia aprovou, nesta terça-feira (24), um importante projeto que reforça o compromisso com a inclusão e a acessibilidade nas escolas da rede municipal. A proposta, de autoria do vereador Gibi Professor (Podemos), determina a implantação de vagas de estacionamento e rampas de acesso em todas as unidades escolares da cidade.
Se sancionada pelo prefeito, a medida vai assegurar que cada escola conte com, no mínimo, duas vagas exclusivas para transporte escolar e veículos de responsáveis por alunos com deficiência. As vagas deverão ser sinalizadas e localizadas próximas ao portão principal, facilitando o embarque e desembarque com segurança.
O projeto também exige a construção de rampas de acesso e outras adaptações físicas que garantam o deslocamento seguro e autônomo de pessoas com mobilidade reduzida, promovendo um ambiente escolar mais acessível e inclusivo para todos.
“A acessibilidade nas escolas é uma questão de respeito e garantia de direitos. Precisamos garantir que todos os alunos, independentemente de suas condições, possam acessar os espaços com dignidade”, destacou o autor do projeto, vereador Gibi Professor.
Na mesma sessão, outros temas foram discutidos, como o projeto do vereador Douglas Guarita (DC), que proíbe o uso de recursos públicos para apoiar entidades que promovam ou façam apologia à invasão de propriedades, exceto movimentos sociais previstos na Constituição. A proposta também aguarda sanção.
Além dos projetos, os vereadores aprovaram moções de reconhecimento a personalidades e serviços relevantes da cidade, incluindo homenagem ao técnico esportivo Aylton Quirino de Oliveira, o Professor Maguila, pelos 31 anos de dedicação ao serviço público.