As mesas e os microfones do Plenário da Câmara Municipal de Paulínia deram lugar e voz aos vereadores “mirins” da cidade nesta terça-feira (4/12), na 2ª Sessão da Câmara Jovem. Um mês depois do primeiro encontro, os estudantes estavam mais entrosados e debateram 21 propostas sobre temas importantes da cidade.
Pela primeira vez, eles aprovaram um projeto de lei, e ainda por unanimidade: o vereador jovem Allan Gonçalves Pires (da Escola Estadual São José) sugeriu tempo máximo de 2 horas para atendimento nos serviços hospitalares de urgência e emergência. O prazo baseia-se em norma já em vigor do Conselho Federal de Medicina. O autor diz que a ideia partiu de experiências pessoais e de conversas com familiares e vizinhos.
Também entrou na pauta uma série de indicações ao Executivo: aumento da frota de ônibus aos finais de semana; reativação da Biblioteca Virtual; melhorias em escolas e na iluminação pública; campanha de educação de trânsito e ainda a criação de um canil com brinquedos, por exemplo.
Todas as propostas aprovadas devem ter andamento real: vão passar por análise dos vereadores da Câmara Municipal e ser entregues diretamente à Prefeitura.