Início Esportes Campeão da Copa Brasil de Kart, Piloto de Paulínia vai disputar a...

Campeão da Copa Brasil de Kart, Piloto de Paulínia vai disputar a Fórmula 4

João Alécio subiu de categoria neste ano e tem pela frente a F4 Graduados, disputada por pilotos de 14 a 27 anos, é considerada a principal divisão do kartismo de motorização quatro tempos

 

Paulínia tem um piloto de um futuro muito promissor. João Alécio, de 14 anos, é de vem acumulando bons resultados na curta carreira que possui.

Em atividade desde 2019, o ano de 2023 foi o de mais destaque até aqui. Entre os melhores resultados, conquistou seu primeiro título nacional ao sagrar-se campeão da Copa Brasil de Kart em sua estreia na segunda maior competição do kartismo brasileiro. Além disso, foi 8º no Campeonato Brasileiro, melhorando 11 posições em relação a 2022.

“O ano de 2023 foi espetacular para mim, até além das expectativas. Ganhar a Copa Brasil foi muito importante para minha carreira, a gente batalhou muito por esse título”, disse o jovem piloto.

O piloto mudou de equipe na temporada passada, passando a integrar a Fábio Veiga Kart Team, e atribui os bons resultados a um belo trabalho feito em grupo. “A gente formou uma família. A regularidade (em 2023) não é só minha, é da equipe”, afirmou João.

Das 15 provas que Alécio disputou ao longo do ano, em quatro diferentes competições, subiu no pódio dez vezes, sendo três vitórias, uma pole position e pontuando em todas as oportunidades.

Com resultados melhores, aumentam a responsabilidade e a cobrança. João Alécio subiu de categoria neste ano e tem pela frente a F4 Graduados, disputada por pilotos de 14 a 27 anos, é considerada a principal divisão do kartismo de motorização quatro tempos. A competição é conhecida como Fórmula 4.

“Não vai ser fácil para mim e outros pilotos que migraram da Júnior para a Graduados porque seremos os mais novos no grid, vamos correr com pilotos mais velhos, alguns já campeões brasileiros”, explicou.

Por conta da alta exigência, o piloto de 14 anos já começou a intensificar os treinos. Ele tem alimentação acompanhada por nutricionistas e trabalha em sessões de Pilates, musculação e exercícios aeróbicos. Na pista, os treinos são realizados no Kartódromo Internacional San Marino, em Paulínia.

A estreia na nova categoria será no dia 10 de fevereiro. A primeira etapa – de nove durante o ano – acontece em no Kartódromo San Marino. Já o Campeonato Brasileiro será somente em outubro.

Com a mudança de categoria, o peso mínimo também subiu, e esse é um ponto de atenção na preparação do jovem atleta. O peso do kart somado ao do piloto precisam ter no total, no mínimo, 183 kg. Por isso, é feito um trabalho de ganho de massa para que o automóvel possa ser o mais leve possível, e assim, facilitar a direção.

“Está sendo muito bom para mim, me sinto melhor. É muito bom melhorar o condicionamento físico. Ter esse condicionamento para aguentar as provas de longa duração”, disse Alécio.

 

Com informações do TODO DIA  

Artigo anteriorA Importância Transformadora da Escola na Vida de Crianças e Adolescentes
Próximo artigoRMC está fora da lista de municípios que vão receber a vacina de combate à dengue