Início Paulínia CAPS promove passeio para inclusão de pacientes

CAPS promove passeio para inclusão de pacientes

O CAPS II (Centro de Atenção Psicossocial), que funciona na região dos bairros Morumbi e Santa Terezinh, vem desenvolvendo com sucesso o projeto ‘Inclusão com Diversão’, que tem como objetivo levar os pacientes que fazem acompanhamento diário a passeios fora do ambiente de tratamento convencional, para que tenham a oportunidade de interagir no meio social.
“Trabalhando sua inclusão e reinserção na sociedade simultaneamente com a interação com o meio ambiente, desmistificamos a percepção de que pessoas com transtornos psiquiátricos tenham que ficar isoladas da sociedade”, assinala o médico psiquiatra Luís Américo Valadão.
O primeiro passeio realizado foi no Bosque dos Jequitibás, em Campinas, no dia último dia 25. Foram contemplados 11 pacientes que fazem acompanhamento no serviço. “Se mantiveram estáveis e preparados para esse novo desafio em suas vidas, sobretudo porque a maioria nunca frequentaria um bosque, ou até mesmo faria o primeiro passeio de sua vida”, ressalta o médico.
“Eles desfrutaram de uma tarde diferente e muito divertida. Conheceram animais, entraram em contato com a natureza, interagiram com funcionários e visitantes do parque. Realmente, um momento único na vida de cada um, considerando que a maioria não tem nem o privilégio do contato com a família, por conta da doença”, destaca ainda.
Devido a boa repercussão desse primeiro passeio, a direção do CAPS II achou relevante dar conhecimento à população da atividade e também anunciar que, em breve, planeja novos passeios (shopping, cinema, restaurantes da cidade, biblioteca, mercado, entre outros). “E para continuar com essa iniciativa, o órgão espera contar com o apoio das pessoas já envolvidas, bem como da população, pois entendemos que, mais do que inclusão, o projeto é também uma ação de amor e solidariedade”, finaliza o médico psiquiatra Luís Américo Valadão.

Artigo anteriorInverno reduz estoques no Banco de Leite da Maternidade de Campinas
Próximo artigoGuias de exames passam a ser marcadas nas UBSs