Início Cultura Castelo Rá-Tim-Bum ganha exposição no Shopping Iguatemi Campinas

Castelo Rá-Tim-Bum ganha exposição no Shopping Iguatemi Campinas

Um dos grandes sucessos da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum estreou na TV Cultura em 9 de maio de 1994

Em cartaz a partir do dia 24 de março, a mostra recria cenários do seriado exibido pela TV Cultura nos anos 90

São Paulo, 23 de março de 2018 – No dia 24 de março, a exposição Castelo Rá-Tim-Bum chega ao Shopping Iguatemi, em Campinas. A mostra reproduz os cenários do seriado produzido e exibido pela TV Cultura na década de 90. Criado pelo diretor Cao Hamburger e pelo roteirista Flávio de Souza, o programa conquista crianças e adultos até hoje. A exposição é uma realização do Shopping Iguatemi e da 21 Eventos, com co-realização da TV Cultura.

Os ingressos estão disponíveis pelo site da exposição. As sessões funcionarão das 13h às 20h, de terça a sexta-feira, aos sábados, das 10h às 21h, e aos domingos, das 12h às 19h. Os ingressos são vendidos a R$ 20 (inteira) e R$ 10 (meia-entrada) e serão disponibilizadas com dia e hora marcados.

O Porteiro é o responsável por receber todos que visitam a exposição, onde os fãs da série poderão ver pessoalmente a cobra Celeste e sua árvore, o Gato Pintado na biblioteca, o quarto do Nino e a sala de música, além do encanamento onde habitam os personagens Mau e Godofredo.

Os quadros do programa também foram contemplados, como o laboratório de Tíbio e Perônio, o ninho dos passarinhos João de Barro e as Patativas, com seus vários instrumentos, e redomas com réplicas do Fura-Bolo e de toda a turma do Dedolândia. Também fazem parte da mostra os figurinos assinados pelo figurinista Carlos Alberto Gardin. A organização prevê, ainda, uma loja de produtos oficiais exclusivos.

História

Um dos grandes sucessos da televisão brasileira, o Castelo Rá-Tim-Bum estreou na TV Cultura em 9 de maio de 1994. Com ideia original de Flávio de Souza e Cao Hamburger, que também assina a direção geral, o programa contou com 90 episódios de 30 minutos e um especial de Natal com uma hora de duração. Desde sua grandiosa produção, que chegou a envolver 250 profissionais, passando pelos detalhes, como a arquitetura do Castelo, inspirada no estilo modernista do arquiteto catalão Antoni Gaudí, o programa foi considerado um paradigma na programação infantil mundial. Tanto que, no ano de seu lançamento, já foi vencedor do Prêmio APCA, concedido pela Associação Paulista dos Críticos de Arte. Contando a história de Nino, um menino de 300 anos que é aprendiz de feiticeiro, a série tinha como diretriz colaborar com a formação das crianças, incluindo noções de ciências, história, matemática, música, literatura, artes plásticas, ecologia e cidadania. Tudo isso, claro, de forma divertida e com um toque de magia. O sucesso foi tamanho que, ao longo dos anos, o Castelo Rá-Tim-Bum inspirou um filme, diversos espetáculos teatrais e exposições de sucesso, como Rá-Tim-Bum, O Castelo, uma das mostras mais vistas do mundo em 2017, com a marca de 800 mil visitantes. Hoje, a série está totalmente disponível em seu canal no YouTube.

Artigo anteriorParque D. Pedro Shopping traz atração inédita da Galinha Pintadinha e sua Turma
Próximo artigoTheatro recebe o Stand Up “Quase um Festival de Humor”